Número de turistas chineses em Taiwan cai pela 1ª vez em 8 anos

11 jan 2017
11h42
  • separator
  • comentários

O número de turistas chineses que foi a Taiwan caiu 14,4% em 2016, a primeira queda em oito anos, devido ao aumento das tensão entre os dois países após a chegada ao poder da presidente taiuanesa, Tsai Ing-wen, anunciaram as autoridades chinesas nesta quarta-feira.

Ao todo, 3,61 milhões de turistas chineses visitaram a ilha no ano passado, o que representa uma diminuição de 800 mil, explicou um dos porta-vozes do Escritório de Assuntos de Taiwan do governo chinês, Ma Xiaoguang, em entrevista coletiva em Pequim. Em contrapartida, o número de turistas taiuaneses que viajou à China subiu 4,2%, ou 5,73 milhões, no ano passado.

O porta-voz negou que seu governo tenha influenciado na baixa de turistas e citou motivos políticos. Segundo Ma, as políticas do novo governo de Taiwan tornaram menos atrativo visitar a ilha, enquanto a atitude de Pequim fez mais interessante viajar ao gigante asiático.

A presidente taiuanesa assumiu o cargo em 20 de maio, por isso a queda do turismo chinês aconteceu no segundo semestre do ano passado principalmente. Caso a tendência se mantenha, a queda poderia ser muito maior em 2017.

Conforme dados oficiais de Taiwan, o número de visitantes chineses caiu 36% ao ano desde a posse de Tsai, do Partido Democrata Progressista (PDP). Especialmente forte foi a queda de mais de 50% desde maio do número de turistas chineses que viajou para Taiwan em grupos organizados, o setor que mais fácil das autoridades de Pequim influenciarem, na forma de pressões às agências públicas de viagens.

EFE   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade