PUBLICIDADE

Cresce procura por depilação masculina; veja como fazer

24 nov 2011 - 07h57
(atualizado em 22/12/2011 às 20h56)
Compartilhar

Homem que é homem depila o tórax, as costas, a perna ou mesmo a virilha? Quem pensa que isso é coisa de mulher está enganado. Há muito tempo, segundo Valcinir Bedin, presidente da regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME-SP), a masculinidade deixou de estar relacionada aos pelos do corpo.

Na hora de depilar, prefira produtos com selo da ANVISA para não sofrer com alergias ou problemas de pele
Na hora de depilar, prefira produtos com selo da ANVISA para não sofrer com alergias ou problemas de pele
Foto: Shutterstock / Terra


"Aos poucos o pelo foi perdendo a sua principal função que era proteger o corpo, que permanece apenas nas áreas genitais e na proximidade dos olhos - cílios", explica Bedin. Atualmente, segundo ele, a função dos pelos se resume à ampliação da área corpórea. Portanto, tirá-los ou não é mais uma questão cultural. E com o clima tropical do Brasil a depilação se torna uma prática cada vez mais usual, como aponta Ana Clara Carneiro Andrade, professora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi.



Aumento da demanda

Não é a toa que pesquisas da Sociedade Brasileira de Medicina Estética apontam para o crescimento da procura por tratamentos estéticos masculinos. Em dez anos, estima-se que a demanda tenha passado de 1% para 20%. O que coloca o Brasil no segundo lugar no ranking de produtos de estética masculinos, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Os motivos que levam os homens a se livrarem dos pelos são os mais variados. Se de um lado, alguns dizem que é para minimizar o suor ou mesmo uma medida de higiene, de outro há quem confesse esta preocupado com a estética. "Essa é a opção mais comum, principalmente no verão. Os homens querem deixar a musculatura mais evidente", diz Ana Clara.

A procura maior, segundo ela, é pela depilação no tórax e nas costas. "A medida - independentemente do local - é mais comum entre os homens entre 18 e 25 anos. Os mais velhos preferem apenas aparar os pelos na altura do colarinho da camisa, do nariz e da orelha." Ana Clara, no entanto, afirma que não há certou ou errado, o que determina entre depilar e aparar é apenas o gosto.

E quanto às técnicas de depilação, as mais usadas pelos homens, assim como pelas mulheres, são as de cera quente e de laser. "Se você procura algo mais duradouro e menos dolorido, o laser é a melhor opção", destaca Bedin, que ressalta a importância do consumidor se certificar se o tipo de laser utilizado pela clínica de estética escolhida é aprovado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mas, se a opção for pela cera quente, que é mais em conta, é importante que a "clínica use produtos descartáveis", diz Ana Clara. "Evite o uso de cera caseira. Opte pelos produtos com selo da Anvisa", acrescenta a professora. É preciso ainda ter cuidado com o sol e essa recomendação é geral para qualquer tipo de técnica. "Não se pode tomar sol nas 76 horas que antecedem o procedimento, para evitar manchas na pele, e nem mesmo 48 horas após, pela sensibilidade da pele."

Agência Hélice
Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade