Desejo sexual masculino: veja o que pode mandá-lo para o espaço

Danielle Barg

A noite começa com um jantarzinho romântico - regado a um bom vinho - e evolui para um momento mais íntimo entre quatro paredes. Fórmula perfeita para uma noite de sexo inesquecível? De acordo com especialistas do comportamento sexual, nem sempre é assim. Em um cenário menos otimista, o homem poderia, por exemplo, ter exagerado no vinho e ficado com sono. Ou, ainda, a mulher poderia ter se descuidado e colocado aquela lingerie super confortável, mas nada sexy. Pronto: a libido masculina foi pro espaço.

Ao contrário do que muita gente pensa, o homem não está sempre disposto para o sexo e pode sim ver seu desejo sexual diminuído diante de algumas situações ou comportamentos femininos. Obviamente, o clima para o sexo depende dos dois, mas vale a pena conferir as dicas da psicóloga e terapeuta familiar Marina Vasconcellos e da especialista em técnicas de sedução Nelma Penteado, autora de livros como Massagem sensual como você nunca viu e Esposa Amante .

Faça sua parte: assim, você terá argumentos de sobra para exigir que ele faça a dele também.

Baixa autoestima feminina
Mulheres com baixa autoestima acabam influenciando negativamente a libido dos seus parceiros. Nelma explica que, quando uma mulher se autodeprecia, ela perde o poder de sedução e de admiração perante o homem. "Um homem não sente desejo por uma mulher que ele não admire", ela enfatiza.

A tal da roupa íntima
O mito da calcinha bege, que teoricamente seria "broxante" para os homens, na verdade, não passa de um mito, segundo Nelma. "Nenhuma cor assusta o homem quando ele está diante de uma mulher usando uma lingerie linda, e percebe que esta mulher está cheia de atitude. Na realidade o que assusta não é a cor, mas o estado da lingerie: rasgada, furada etc. O homem pensa: 'se ela não cuida nem da lingerie, que dirá dela'", afirma a especialista.

Marina lembra também que as calcinhas mais confortáveis nem sempre são as mais sensuais. "Se a mulher quer se mostrar atraente para seu homem deve escolher o modelo que as deixem mais sensuais", pontua.

Alguns drinques a mais
Quer tomar um vinhozinho pra esquentar o clima? Então cuidado com os exageros, pois isso pode afetar não só a libido do homem, mas a da mulher também. "Em excesso, a bebida afeta as faculdades mentais e motoras", explica Nelma.

Com moderação, o desempenho sexual pode ser garantido: "a bebida no ponto certo pode deixar mais picante a relação, já que ambos ficam mais soltos e podem se permitir algumas experiências mais ousadas", observa Marina.

Jantarzinho antes do sexo?
Assim como a regra da bebida, comer exageradamente pode comprometer de forma negativa o desempenho sexual do homem. "Causa sono e falta de energia, fatores que não estimulam a libido", pontua Nelma.

Marina completa: "estar com o estômago cheio atrapalha um pouco, pois seu organismo está concentrado na digestão e isso pode causar algum mal estar. O ideal é comer depois, quando a fome vem com tudo!".

Comportamento feminino
Segundo a terapeuta Marina, o exagero em qualquer característica desagradável pode afastar o homem sexualmente - lembrando que a mesma regra se aplica às mulheres.

Sendo assim, as grudentas, as muito "organizadinhas", choronas ou as que reclamam muito dos momentos de lazer do homem tendem a contribuir para a diminuição do desejo sexual masculino. "Geralmente os homens gostam das mulheres espontâneas, leves e divertidas, que topam tudo numa boa, os acompanham sem reclamar em seus programas e mostram-se simpáticas e sociáveis com seus amigos", explica a especialista.

TPM
Mulheres que sofrem na pele os sintomas exagerados da tensão pré-menstrual, a tão temida TPM, afastam o homem conscientemente, segundo Marina. "Ninguém gosta de uma pessoa irritada do lado, reclamando de dores de cabeça e brigando por qualquer coisa. Haja atração sexual para superar esse período", conclui.

Período menstrual
Segundo Nelma, para alguns homens a visão do sangue é desagradável, e isso pode tirar um pouco da libido. No entanto, segundo ela, é possível contornar a situação para não perder o desejo sexual. Com cuidado e carinho, a diposição para o sexo pode ser preservada durante este período.

Escondendo as curvas
Os homens não se sentem atraídos por mulheres que usam roupas que valorizam pouco suas curvas, segundo afirma a psicóloga Marina. "Roupas que escondem muito o corpo da mulher como a gola olímpica, que esconde uma região do corpo que eles gostam muito, ou roupas muito soltas que não valorizam as formas, como moletons, não os atraem. Eles gostam de admirar o corpo feminino e de tecidos que sejam macios e permitam sentir o corpo da mulher facilmente", conclui.

Mulheres no comando
Existe uma crença de que mulheres que têm muita experiência sexual podem comprometer a libido do homem, mas, segundo as especialistas, o desejo só vai embora quando ele é inseguro ou tem a autoestima baixa. "Se for um homem apaixonado e seguro de si, a mulher não vai inibi-lo, porque juntos eles vão partilhar conhecimentos", indica Nelma. No entanto, Marina avisa: "a mulher não deve dominar a situação o tempo todo, porque é importante para o homem sentir-se valorizado e no comando da relação".

Estresse
Marina afirma que o estresse tira a resistência física necessária para um bom desempenho sexual, "não deixando que o homem esteja ali por inteiro". Nelma completa: "o estresse é algo que seguramente pode acabar com a paixão e a libido, porque ele se vê tão envolto em problemas que acaba esquecendo dicas simples e eficazes para não deixar o amor morrer."

Rotina
A rotina compromete o desejo sexual do homem ao passo que o casal perde o hábito de "namorar", indicam as especialistas. "A convivência traz a intimidade, o estar à vontade um com o outro tira a novidade que antes excitava", explica Marina. Ela afirma que muitas vezes são as pequenas atitudes que reacendem o desejo sexual do homem, melhorando a vida afetiva do casal. "Ir a um motel de vez em quando; ao cinema, e não só pegar filmes pra assistir em casa no conforto do sofá, na frente da TV; fazer um happy hour a dois quando chegam em casa, sair com amigos para jantar ou bater papo, viajar, etc", sugere a especialista.

O amor e sexo não têm idade
Para quem pensa que, com o passar dos anos, o homem começa a se sentir mais desanimado para o sexo, as especialistas avisam: "um homem de idade avançada, quando estimulado com sensualidade e afeto, pode muito bem ter uma vida feliz", afirma Nelma.

O segredo, segundo as profissionais da área, é manter não só a famosa "chama da paixão" acesa, mas sim, a admiração mútua. "O homem precisa admirar a mulher ao seu lado para manter o desejo sexual ativo. Para que isso aconteça, é necessário sempre investir no casal de tempos em tempos. Essa é uma tarefa que não termina! É um erro achar que porque casou um já conquistou o outro, e nada mais é preciso fazer para mantê-lo ao seu lado. Casamento é um eterno investimento na relação, e uma das melhores formas de crescimento pessoal", conclui a psicóloga.

Seu parceiro está desanimado para o sexo? Veja dicas de especialistas para reacender nele o desejo sexual
Seu parceiro está desanimado para o sexo? Veja dicas de especialistas para reacender nele o desejo sexual
Foto: Getty Images
Terra

compartilhe

publicidade
publicidade