3 eventos ao vivo

Terra Decora dá dicas para organizar sala de TV; inspire-se

Tapetes, mobiliários com linhas retas e espelhos podem ajudar a aumentar o espaço

19 jan 2015
09h57
atualizado às 10h31
  • separator
  • comentários

Decorar o ambiente da TV pode ser complicado dependendo das medidas da parede e do tamanho da sala . A internauta Luciana está com essa dificuldade devido a uma ‘profundidade’ entre a sacada e a parede onde fica o televisor. A arquiteta Érica Salguero explica que os móveis certos podem trazer maior conforto ao ambiente, mas é preciso ter cuidado no tamanho para que não tornem o ambiente ainda menor.

Luciana pediu ajuda para decorar o ambiente em volta da TV
Luciana pediu ajuda para decorar o ambiente em volta da TV
Foto: vc repórter

Siga Terra Estilo no Twitter

Confira a resposta na íntegra:

Pergunta:
Estou com dificuldade na decoração devido a esta profundidade na parede. O que poderia ser feito neste local? Meu estilo é mais clean. A sala tem apenas o sofá, a TV e a mesa de jantar.

Resposta:
Antes de tudo, o importante é fazer a medição do espaço existente, com isso você consegue planejar armários e móveis com medidas aceitáveis e confortáveis especificamente para seu ambiente.

Na foto podemos ver uma entrada, ou “dente”, ao lado da porta para o terraço que pode ser aproveitada da melhor forma. Faça um nicho de gesso ou um armário planejado para te ajudar na organização do dia a dia. Uma ideia é colocar espelhos no fundo dos nichos, a reflexibilidade dá a impressão que o ambiente aumenta.

Foto: Divulgação

Na parede da televisão comporta um pequeno rack com painel para a TV, escondendo a fiação e deixando o espaço mais funcional. Atenção para o rack não atrapalhar o nicho ou armário no “dente”.

Pode-se posicionar o sofá comum na frente da televisão com um tapete para trazer mais conforto e aconchego ao ambiente. Tapetes grandes evitam a impressão de estar num espaço cheio de divisões e ampliam o olhar. Não invada a circulação com peças fixas, deixe sempre um espaço de no mínimo 60cm de passagem para não trazer a sensação de aperto.

Foto: Divulgação

Escolha mobiliário com linhas retas e de alturas baixas, dessa forma eles aumentam a perspectiva visual. Materiais transparentes ajudam a passar a luz e a pesar menos o ambiente.

Pelo tamanho da sala, ela não deve comportar uma mesa de centro. A dica é usar um puff multifuncional que pode servir de apoio de mesa ou para colocar os pés, sentar e etc.

Valorize a boa iluminação natural que vem da porta do terraço. E para iluminação artificial pense em cada espaço para que tudo fique iluminado ao escurecer. Fitas de led são bons recursos para dar este efeito em prateleiras e nichos.

Tons claros ajudam a refletir a luz aumentando o espaço de forma natural.

Foto: Divulgação

Imagens: Divulgação

Como participar
A seção do canal Casa e Decoração do Terra ajuda os usuários na hora de decorar seu espaço. Com profissionais renomados de arquitetura e design no Brasil, o Terra Decora responde semanalmente às perguntas dos leitores que quiserem participar.

Para ter sua dúvida solucionada na seção, basta enviar sua pergunta e a foto do cômodo, móvel ou espaço que precisa decorar pelo vc repórter , canal de jornalismo participativo do Terra , ou mandar um e-mail para vcreporter@terra.com.br.

Móveis planejados Móveis planejados

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade