PUBLICIDADE

Receba os amigos com conforto em salas pequenas

ver comentários
Publicidade

Não é preciso ter uma mansão para receber bem os amigos. Sabendo aproveitar o espaço disponível é possível organizar uma boa e confortável reunião social até em um apartamento de 30 m2. O segredo é usar cada móvel com inteligência e optar por peças que possam desempenhar mais de uma função.

Projeto do designer de interiores Gerson Dutra de Sá troca a mesinha de centro por dois puffs, que podem ser usados para dar lugar para as visitas sentarem. Informações: (11) 5044-2830
Projeto do designer de interiores Gerson Dutra de Sá troca a mesinha de centro por dois puffs, que podem ser usados para dar lugar para as visitas sentarem. Informações: (11) 5044-2830
Foto: GDS Arquitetura e Interiores

Independentemente do tamanho, a sala de um bom anfitrião deve acomodar várias pessoas sentadas.  A solução recomendada pelo arquiteto e designer de interiores Gerson Dutra de Sá, da GDS Arquitetura e Interiores, é usar puffs, que podem ser transformados em mesas de centro ou guardados embaixo de uma estante depois que as visitas forem embora.

Outra dica é tornar os espaços multiuso. Se não dá para separar as salas de estar e de jantar, uma boa ideia é compor o ambiente com um sofá e uma mesa redonda, que  atrapalha menos a circulação do que uma retangular.  Quando falta espaço até para isso, a sugestão da designer de interiores Juliana Neves, da A3 Interiores, é usar um aparador, que pode ser aproveitado para servir petiscos e bebidas aos convidados.

Mas atenção: para aproveitar o espaço não é preciso optar por móveis diminutos e incômodos. A arquiteta carioca Cyntia Sabát, por exemplo, não abre mão de sofás confortáveis. “O cliente quer espaço, mas também quer passar tempo na sala e precisa de um sofá aconchegante”, afirma. Mesmo numa sala de 30m², ela diz que é possível colocar sofás de cerca de dois metros e meio de comprimento.

Na sala pequena, qualquer detalhe é importante. Dutra de Sá alerta para a importância de escolher a cortina certa. “Um modelo comprido já rouba 20cm de sala, o melhor é que elas sejam curtas”.

Por fim, alguns “truques” podem fazer o ambiente parecer maior do que ele realmente é. Usar espelhos e pintar as paredes com clores claras são os mais conhecidos. Juliana Neves, porém, diz que é preciso tomar alguns cuidados. Uma sala toda branca fica sem personalidade: escolha uma das quatro paredes para ganhar uma cor diferente ou papel decorado. Já o espelho não pode projetar qualquer imagem, o ideal é que ele reflita a paisagem de fora e a luz vinda da janela.
 

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade