4 eventos ao vivo

Lavabo: veja 8 dicas para decorar e ampliar o banheiro

Entre as sugestões de especialistas estão abusar de espelhos e revestimentos variados de parede

19 jun 2015
13h36
atualizado às 15h17
  • separator
  • comentários

Muitas pessoas se preocupam com a decoração de toda a casa, menos a do lavabo. Mas o espaço pequeno funciona como um cartão de visita da casa quando se recebe alguém. Portanto, também merece atenção. Para evitar erros, que podem prejudicar a circulação e conferir aspecto ainda menor, descubra oito itens que merecem atenção na hora de decorar.

Siga Terra Estilo no Twitter

Móveis pequenos
Na hora de decorar, deve-se levar em conta a proporção dos móveis e objetos em relação ao tamanho de qualquer ambiente, inclusive o lavabo. “Geralmente, os espaços mínimos de circulação devem ficar entre 70 a 80 cm para mais”, comentou o arquiteto Rodrigo Kolton, da RK Arquitetura & Design. Mas, com ambientes cada vez menores, a circulação mínima de 60 cm livre de qualquer “obstáculo” também é aceitável, na opinião da designer de interiores Adriana Scartaris.

Foto: Divulgação

Muitos lavabos são pequenos, exigindo bancadas especiais e truques para ampliar. No ambiente da foto, as arquitetas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran, da KTA – Krakowiak & Tavares Arquitetura, usaram um misturador fixado na parede do espelho, ganhando um pouco de profundidade no tampo de mármore branco piguês. Se a torneira ficasse no tampo, ocuparia mais espaço. Informações: (11) 3045-2443.

Decoração

Foto: Paulo Brenta / Divulgação

Uma dica para decorar é seguir cores, materiais ou conceito dos ambientes próximos. “Trazer uma das cores do living irá compor o conjunto com mais harmonia”, comentou a designer de interiores Adriana Scartaris. Se a casa segue a proposta de poucos elementos, de maneira simples e elegante, pode-se repeti-la no lavabo, como mostra o projeto de cores neutras assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni. Informações: (11) 3649-4900.

Foto: Pedro Abude / Divulgação

No entanto, não há uma regra e é possível diferenciar e conseguir também um bom resultado. Na foto, a moradora elegeu o lavabo para contrastar com o restante da decoração do apartamento, toda em tons suaves e neutros. A designer de interiores Adriana apostou em detalhes pretos, incluindo o vaso sanitário e a persiana. Para completar, revestimento em folhas de prata e detalhes em cristais sobre as molduras do vidro. Informações: (11) 3955-1661.

Espelhos

Foto: Divulgação

Espelhos têm a função de decorar e ainda dar sensação de amplitude. Portanto, são sempre bem-vindos, principalmente em lavabos cada vez menores. “Vale uma bela composição de vários espelhos em cima da bancada ou mesmo inteiros na parede”, comentou o arquiteto Kolton. “Pode-se usar até em todas as paredes, desde que de 90 cm para cima. Não gosto de espelhos refletindo o vaso sanitário”, opinou a designer de interiores Adriana. No projeto da foto, do escritório Díptico Design de Interiores, o espelho de 2,50m x 2,30m chama a atenção, sendo que a bancada de vidro acompanha o seu comprimento. Informações: (11) 3051-3979.

Foto: Divulgação

A combinação de iluminação com espelho sempre traz mais amplitude para qualquer espaço, como mostra o lavabo com mosaico de madeira na parede, do escritório MeyerCortez Arquitetura  & Design. Informações: (11) 5093-1538.

Cores

Foto: Sidney Doll / Divulgação

Lidar com cores neutras é mais fácil e minimiza chances de erros. Mas, se quiser usar cor forte e chamativa no lavabo, pode até ser em todas as paredes, desde que não fique carregado e combine com a personalidade dos moradores, porque é uma proposta mais ousada, como alertou a designer de interiores Adriana. Por exemplo, no lavabo da foto, a cliente pediu a Adriana que o ambiente fosse bem ousado e com a cor vermelha. As paredes foram revestidas em papel de parede com seda, que foi protegido de respingos pelo revestimento de vidro colocado atrás do vaso sanitário e pia. O teto em preto fosco também chama atenção.

Foto: J.Vilhora / Divulgação

A arquiteta Andréia Carla Médice assina o ambiente de 1,70m² todo trabalhado na cor amarela, presente principalmente no papel de tecido linho, na cuba e na placa acrílica que acomoda a torneira. Informações: (11) 4083-8929.

Foto: Divulgação

O toque de cor deste lavabo ficou por conta da bancada. O projeto é da arquiteta Brunete Fraccaroli. Informações: (11) 3885-8309/3887-6834.

Revestimentos

Foto: J.Vilhora / Divulgação

Que tal incrementar o lavabo com revestimentos nas paredes? A lista de possibilidades é grande e conta com papel de parede, tecido, textura, pastilha e pedra. “Não existe uma opção melhor ou pior, tudo depende do conceito que se quer dar ao espaço e principalmente o que imprima o desejo dos moradores”, comentou o arquiteto Kolton. No projeto da arquiteta Evelin Sayar, o destaque fica por conta do painel em pastilhas folhadas a ouro e tons de cinza. Informações: (11) 4991-6493.

Foto: J.Vilhora / Divulgação

Para contrastar com a pedra de quartzo e resina, o arquiteto Marcos Biarari e o designer de interiores Marcio Rodrigues escolheram uma pastilha cerâmica na cor cobre e papel de parede também em tons acobreados. Informações: (11) 4221-1368.

Foto: J.Vilhora / Divulgação

A decoração do lavabo de 1,30 m² seguiu uma paleta de cores neutras, sendo que as paredes e o teto receberam papel de parede dourado com linhas onduladas pretas. O projeto é da arquiteta Patrícia Duarte. Informações: (11) 4902-2311.

Foto: Divulgação

O diferencial deste lavabo é a parede com pastilha de coco, que fica bem em frente à porta. Uma luz focada nela dá ainda mais destaque. A proposta é da arquiteta Cristiane Schiavoni.

Foto: Divulgação

As arquitetas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran, da KTA – Krakowiak & Tavares Arquitetura, elegeram placas cimentícias para compor o visual do lavabo.

Foto: Salvador Cordário / Divulgação

O espaço leva tijolos de demolição na bancada da pia. A proposta é da Cactus Arquitetura e Urbanismo, dos arquitetos Eduardo Bessa e Claudia Allionis. Informações: (11) 3080-2230.

Itens decorativos

Foto: Divulgação

Na hora de decorar, não se esqueça de levar em conta a facilidade de manutenção e limpeza, como ressaltou o arquiteto Kolton. Que tal seguir um estilo? Se quer algo rústico, peças foscas e madeira se enquadram no projeto. Para um toque futurista, aço escovado e vidro. “Para estilo clássico, escolha vaso sanitário liso e complementos mais elaborados com banho de ouro e linhas mais trabalhadas. O clean pede louças mais lisas, preferencialmente com design simples e sem muita informação”, completou a designer de interiores Adriana. O ambiente da foto, proposto pela arquiteta Vivian Coser, da VCS Projetos, tem estilo mais clean, com linhas retas na bancada e pia.  Informações: (27) 3224-0391.

Organização

Foto: Divulgação

Prateleiras de vidro, potes, bandejas e suportes são algumas das opções que acomodam de maneira organizada itens como toalha, papel higiênico e sabonete. “Gosto de ter uma pequena caixa com remédios, absorventes, linha e agulha. Fica simpático para atender um visitante que não quer incomodar a dona da casa em um evento”, recomendou a designer de interiores Adriana. Na foto, nichos de vidro incrementam o projeto do arquiteto Rodrigo Kolton. Informações: (11) 3159-1030.

Foto: Divulgação

A arquiteta Brunete Fraccaroli investiu em bandejas para dispor os itens do lavabo, conferindo um toque a mais à decoração.

Plantas

Foto: Sidney Doll / Divulgação

Plantas são sempre bem-vindas na decoração. Conferem tranquilidade e frescor, além de emprestar aos ambientes a beleza das cores e dos formatos de suas folhas e flores. Portanto, aposte nelas no lavabo. “Escolha plantas que sobrevivam bem em ambientes sem iluminação. Se optar por flores, deve trocar sempre”, comentou a designer de interiores Adriana. “As plantas de mais fácil manutenção, como cactos, bromélias, suculentas e dinheiro-em-penca, são uma ótima pedida” recomendou o arquiteto Kolton.

No projeto da foto, a proposta é conferir ar de primavera o ano todo, o que a designer Adriana obteve por meio do papel de parede floral e da orquídea branca.

Foto: Giovanna Nucci / Divulgação

O vaso com folhagem abaixo da bancada chama atenção no lavabo assinado pelo escritório In House Designers de Interiores, das sócias Betina Barcellos e Andrea Bugarib. Informações: (11) 3721-1157.

Foto: Divulgação

No ambiente proposto pela arquiteta Vivian Coser, da VCS Projetos, as orquídeas brancas estão em dois recipientes de vidro pendurados no teto.

Decoração de banheiros pequenos Decoração de banheiros pequenos

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade