PUBLICIDADE

Você sabe lavar o rosto corretamente?

Frequência, temperatura e uso correto de sabonetes podem impactar a pele da sua face

9 ago 2016 - 08h00
Compartilhar

Lavar o rosto é um hábito de beleza quase universal entre as mulheres. Existe sensação mais agradável do que ficar com o rosto limpo depois de horas de trabalho? Ou de acordar de manhã e já preparar a pele da face para enfrentar o dia?

Lavar o rosto duas vezes ao dia é suficiente para manter a limpeza e não afetar o pH da pele
Lavar o rosto duas vezes ao dia é suficiente para manter a limpeza e não afetar o pH da pele
Foto: Ruslan Guzov/Shutterstock

Além de higienizar a região, lavar o rosto também é uma ótima maneira de preparar sua pele para os rituais de beleza, como a aplicação de cremes, hidratantes e antissinais. Mas você sabia que existem algumas dicas que ajudam você a lavar seu rosto corretamente? Confira e garanta uma pele mais bonita e saudável: 

Frequência

Mesmo que seu objetivo seja limpar a pele, lavar o rosto muitas vezes ao dia não é recomendando, e pode inclusive causar o resultado contrário, gerando ressecamento ou mesmo oleosidade dos poros. Por isso, o ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite, antes de dormir. 

Se você usa produtos de beleza como protetores solares antes de sair de casa, ou cremes antissinais antes de dormir, é imprescindível lavar o rosto antes para eliminar as impurezas e facilitar a absorção dos produtos na pele.

Temperatura

Procure usar a água em uma temperatura natural, nem muito quente, nem muito fria. Se você vive em uma região onde as temperaturas são mais baixas, pode aquecer um pouco a água, mas não muito. A água muito quente pode deixar a pele desidratada e ressecada. Já a água gelada demais pode causar um choque térmico extremo na pele e causar a constrição dos vasos da região.

Antes de limpar o rosto, lave bem as mãos para evitar que elas estejam com bactérias que podem contaminar sua pele
Antes de limpar o rosto, lave bem as mãos para evitar que elas estejam com bactérias que podem contaminar sua pele
Foto: Alexander Raths/Shutterstock

Primeiro as mãos, depois o rosto

Qual a primeira coisa a se fazer antes de lavar a pele da face? Lavar bem as mãos, é claro, afinal é com elas que você vai fazer toda a higienização do seu rosto. Não adianta ter todo o cuidado com a pele facial se as suas mãos estiverem sujas na hora de limpá-la. Por isso, passe bastante sabonete, esfregue bem as mãos e lembre-se de tirar todo o sabão na hora de enxaguá-las. 

Produtos adequados

Escolha um sabonete específico para a região do rosto, que respeite as características da sua pele. Evite aplicar o mesmo sabonete do corpo no rosto.  Em geral, para peles secas, são indicados produtos mais nutritivos e com ação hidratante; para peles oleosas ou mistas, sabonetes em gel com ação adstringente que controlam a oleosidade e o brilho do rosto.

Sem preguiça no final

Não adianta você se esforçar para limpar o rosto com todo cuidado e esquecer da parte final do processo: o enxágue e a hora de secar. Lembre-se de enxaguar bem a área dos olhos, e o couro cabeludo, região geralmente esquecida. Use sempre uma toalha limpa, de preferência uma usada apenas para o rosto, e não esfregue a pele. Pressione a toalha levemente contra o rosto.

Depois de lavar bem seu rosto, sua pele fica mais preparada para os rituais de beleza. Passe sempre um bom hidratante e não esqueça dos seus cremes antissinais, que podem funcionar também como protetores solares, se tiverem um FPS adequado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade