Projeto usa forma retangular para driblar declive do terreno

14 nov 2012 - 12h00

O arquiteto André de Amorim, do escritório Arte Urbana, em Florianópolis, inovou em um projeto para uma casa próxima da praia, na própria capital catarinense. Num terreno com declive acentuado, ele, em vez de aterrar parte do lote, como é comum, fez uma residência em três pavimentos (contando o subsolo), utilizando, para isso, formas retangulares em todo o projeto. De quebra, proporcionou uma linda vista para o mar a partir de vários pontos do imóvel.

Para solucionar o problema do terreno em declive sem aterrar, o arquiteto André de Amorim optou fazer uma casa em pavimentos
Para solucionar o problema do terreno em declive sem aterrar, o arquiteto André de Amorim optou fazer uma casa em pavimentos
Foto: André Amorim

Garagem, salas, quartos,  hall de entrada – todos os cômodos ficam sob uma estrutura de linhas retas, em que foram usados basicamente concreto, vidro e madeira. “Nós usamos uma linha bem contemporânea, privilegiando a limpeza do projeto e ressaltando as formas retangulares”, afirma Amorim.  

Publicidade

Por uma demanda do cliente, ele usou o subsolo não apenas para fazer a garagem, como também a área de serviço e um estúdio de gravação completamente vedado pelas paredes de contenção.

No primeiro pavimento, ficaram a sala de jantar, a de televisão, a cozinha e o escritório. Na área externa do mesmo pavimento, estão a churrasqueira e a piscina, que também ficou suspensa, sobre a garagem, e acaba sendo outro destaque da casa. No segundo pavimento, optou-se por manter a área íntima da casa: uma sala e as três suítes, isolando-as da área social.

Internamente, para se locomover entre os andares, foi necessário, claro, colocar escadas. E elas são outro destaque do projeto. Para aproveitar a iluminação natural, o arquiteto fez uma estrutura vazada, em que cada patamar é independente e construído diretamente da parede. O resultado é que a luz que perpassa a escada do segundo pavimento ajuda a clarear também a do primeiro.

O uso do vidro não somente reforçou o estilo limpo da decoração como ressaltou uma das vantagens do terreno inclinado: a vista. “O cliente queria ter muito contato tanto com a natureza em volta dele quanto com o mar”, explica Amorim. “A casa está em um condomínio fechado com muita área verde”. Por isso, a vista é exuberante não apenas do lado que dá para o mar, mas também para o lado da mata.

Publicidade
Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações