Vida e Estilo

publicidade
06 de agosto de 2009 • 09h36

Variações para agradar toda a família

Feijoada light é uma boa dica para o almoço dos Pais.
Foto: Divulgação
 

O domingão dos pais certamente pede um cardápio especial para o almoço em casa. Mas uma dica importante é cuidar para que os pratos escolhidos possam agradar tanto o paladar do paizão quanto de toda a família. Para ajudá-lo nessa tarefa, aqui vão três opções de cardápio.

» Leia também: Dicas de combinações entre vinhos e alimentos

FEIJOADA LIGHT

Ingredientes
100g de lombo congelado
150g de lombo salgado
100g de carne seca magra
150g de feijão preto
Louro à gosto
Cheiro verde picado à gosto
Cebola picada à gosto
Dente de alho picado à gosto
1 colher (sopa) de margarina light sem sal

Modo de Preparo
Deixe o feijão de molho na água de véspera. Em separado, deixe as carnes salgadas de molho em água, também de véspera, trocando várias vezes a água durante este período. No dia, ferva as carnes salgadas e jogue a água fora. Ferva novamente. Se a água ainda estiver engordurada, basta colocá-la, já fria, no freezer ou geladeira. A gordura se solidificará na superfície, podendo ser facilmente removida com uma colher. Renove e torne a ferver. Esta água será aproveitada para o cozimento da feijoada. Cozinhe o feijão, adicione um refogado feito em frigideira anti-aderente, sem óleo, com a cebola, o alho, o cheiro-verde, o louro e as carnes em pedaços. Verifique o sal e sirva.

MACARRÃO COM ALMÔNDEGAS AO MOLHO DE TOMATE

Ingredientes
300g de carne moída
1 colher (sopa) de cebola picada
Sal e pimenta do reino à gosto
1 ovo
1/4 xícara (chá) de aveia em flocos finos ou farinha de rosca
1 xícara (chá) de molho de tomate temperado
1/3 xícara (chá) de água
250g de macarrão tipo talharim
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 dente de alho amassado

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno em temperatura média(170º) e coloque uma panela com água para ferver. Numa tigela, misture a carne com a cebola, o sal, a pimenta do reino e o ovo. Com o auxílio de uma colher, retire um pouco dessa mistura, enrole com as mãos formando uma bolinha e passe pela aveia ou farinha de rosca e coloque numa forma refratária. Numa tigelinha, misture o molho de tomate com a água e despeje sobre as almôndegas. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por uns 30 minutos. Desligue o forno conservando as almôndegas lá dentro. Cozinhe o macarrão na água com sal até ficar "al dente", isto é, macio mas resistente à mordida, e escorra. Coloque a manteiga ou margarina numa panela e frite o alho até começar a dourar. Acrescente o macarrão e misture bem. Coloque numa forma refratária ou travessa e por cima distribua as almôndegas com o molho.

CABRITO ASSADO

Ingredientes
2 xícaras de chá de vinho branco
1/2 xícara de chá de óleo
1/4 xícara de chá de vinagre
2 colheres de sopa de sal
1 colher de chá de colorau
2,5kg de cabrito em pedaços
4 dentes de alho amassados
1 cebola grande picada

Modo de Preparo
Misture vinagre, sal, colorau, vinho e alho. Despeje sobre a carne e deixe marinar por 1 dia coberta com filme plástico na geladeira.Aqueça o óleo em fogo alto e frite a carne. Retire a carne e frite a cebola até dourar. Coloque a carne de volta, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos.Retire do fogo, coloque tudo em uma assadeira, acrescente o líquido onde a carne estava marinando (vinha-d'alhos) e asse no forno, banhando a carne com o líquido da assadeira, em temperatura média por 20 minutos. Sirva com batatas cozidas ou arroz branco.

Especial para Terra