PUBLICIDADE

Vilarejo norueguês tem um mar como você nunca viu

Em Geiranger, no sudoeste da Noruega, águas salgadas dividem cenário com picos nevados e cachoeiras gélidas que deságuam diretamente no mar

28 jan 2016 - 13h00
Compartilhar

Esqueça ondas, coqueiros, recifes e areia fofa. Não há nada disso no mar de Geiranger, vilarejo norueguês de 250 habitantes. O que predomina, nesse paraíso a cerca de 455 quilômetros da capital, Oslo, são montanhas com picos cobertos de neve, cachoeiras de água claríssima vinda desses picos e plantações de pínus e macieiras nas encostas.

À beira de um fiorde – braço de mar que avança pelo continente (neste caso, 150 quilômetros a partir da costa), a pequena cidade tem elementos que formam um cenário de sonho. Duvida? Dê uma olhada, então!

Foto: Vlada Zhi/Shutterstock

Fiorde

Geiranger é o ponto final do Geirangerfjorden, um dos fiordes mais bonitos da Noruega.

Foto: Vlada Zhi/Shutterstock

Alto e profundo

Os fiordes são formações geológicas comuns nos países escandinavos, ao norte da Europa. O Geirangerfjorden serpenteia entre montanhas que chegam a ter mais de 400 metros de altura. Já as águas alcançam mais de 250 metros de profundidade.

Foto: RnDmS/Shutterstock

Pequena notável

A cidade é um espetáculo em si, uma pequena joia com menos de 300 habitantes, mas com potencial turístico gigantesco: recebe, por ano, cerca de 700 mil visitantes.

Foto: BigRoloImages/Shutterstock

Das alturas

Uma das atrações do fiorde de Geirander são as cachoeiras. As chamadas Sete Irmãs, por exemplo, estão entre as mais famosas quedas d’água do país, e despencam de cerca de 250 metros de altura.

Foto: Marco Saracco/Shutterstock

Navegar é preciso

A melhor maneira de aproveitar a magnífica paisagem é pegar um dos inúmeros cruzeiros que levam os turistas pelo fiorde. O período ideal para fazer o passeio é de maio a julho, meses mais quentes e nos quais as cachoeiras estão mais intensas.

Foto: Anna Linden/Shutterstock

Para o alto e avante

Você até pode entrar pelo mar, mas uma das mais belas vistas da região está a uma longa –mas gratificante- caminhada montanha acima. É do topo de Dalsnibba, a cerca de 1.500 metros, que o visitante pode ter um panorama completo da beleza de Geiranger, seu fiorde e suas montanhas.

Foto: Anders Peter Photography/Shutterstock

Caminho vertiginoso

A estrada Trollstinger serpenteia entre as montanhas e seu caminho pode ser percorrido a pé ou de carro. Além da paisagem lindíssima, o caminho também é um triunfo da engenharia: dividiu um prêmio na área com a Torre Eiffel.

Foto: saipal/flickr

Nas alturas

O mirante Flydalsjuvet, a cerca de 4 quilômetros do centro de Geiranger, é uma das paisagens mais famosas da Noruega e ilustra muito dos pôsteres que fazem propaganda de turismo do país.

Foto: RicoK/Shutterstock

De cima

Por que se limitar a ver as cachoeiras do fiorde apenas por baixo, dos barcos? Há um caminho entre as montanhas que permite ver de perto a queda de Storseterfossen, ideal para quem curte longas caminhadas na natureza.

Foto: Vlada Zhi/Shutterstock

Unesco

Com tanta beleza, não é a toa que o fiorde de Geiranger seja considerado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Fonte: Passo Avanti
Compartilhar
Publicidade