inclusão de arquivo javascript

vc turista
 
 

vc repórter: amigos se preparam para repetir expedição feita há 20 anos

Um dos veículos que será utilizado na expedição em 2012. Foto: Norberto Boddy/vc repórter

Um dos veículos que será utilizado na expedição em 2012
Foto: Norberto Boddy/vc repórter

Amigos fanáticos por carros 4x4 de Florianópolis se preparam para repetir, 21 anos depois, uma expedição por cidades do Brasil e do Uruguai. Detalhe: com os mesmos modelos de veículos utilizados na ocasião. Apesar de a preparação ser realizada desde já, a saída está programada para 13 de julho de 2012, a partir da capital catarinense.

A preparação começa agora, pois é necessário realizar a manutenção dos carros que serão utilizados, além de um objetivo que incrementa a diversão da aventura do ano que vem: "Queremos refazer todos os contatos que tínhamos nas cidades por onde passamos em 1991", explica Norberto Boddy, coordenador da expedição.

Se há 20 anos foram utilizados apenas um jeep Willys 1951 e uma Rural Willys 1966, em 2012 irão se aventurar por praias e trilhas, provavelmente, os veículos Ford GPW 1942 de Joinville, Willys CJ3A 1950 de Curitiba, Willys CJ3A 1951 de Curitiba, Willys M38 1951 de Florianópolis, Willys CJ2A 1947 de Florianópolis, Willys CJ3A 1951 de Florianópolis e Willys MB 1945 de Porto Alegre.

"Limitamos a oito veículos e o ano de fabricação somente até 1952, último ano de produção do jeep modelo da Segunda Guerra Mundial", explica Boddy. "Impusemos a utilização somente de jeeps antigos para não descaracterizar a feição histórica", completa.

Serão percorridos 3,4 mil km, na média de 200 km por dia, em 17 dias de viagem, e o roteiro inclui cidades das serras gaúcha e catarinense, além do litoral do Rio Grande do Sul e partes do Uruguai.

A ordem de municípios será: Angelina, Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Urubici e São Joaquim, em Santa Catarina; São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Torres, Mostardas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí, no Rio Grande do Sul; La Paloma, Punta Del Este, Montevidéu, Colônia del Sacramento, Minas e Treinta y Tres, no Uruguai; volta ao Rio Grande do Sul por Jaguarão, Pelotas, São Lourenço do Sul, Arambaré, Tapes, Porto Alegre, São Francisco de Paula e Cambará; terminando em Santa Catarina por São José dos Ausentes, Bom Jardim da Serra, Orleans, São Bonifácio, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara e Florianópolis.

A ideia partiu de Boddy, assim como em 1991. "Naquele ano, tive a ideia depois de assistir a matérias sobre viagens ao Uruguai. Faltava-me no currículo de aventuras uma viagem internacional", conta. "Então, convidei alguns amigos para a viagem que, em sua primeira tentativa, falhou, por falta de conhecimento nosso. Mas na segunda tivemos êxito", explica.

"Eu estava me preparando para ir com meu jeep até Chiloé, no Chile, mas resolvi redirecionar a viagem e instigar meus amigos a sair da inércia e ressuscitar seus antigos 4x4", diz Boddy, sobre a expedição, que terá alguns novos companheiros além daqueles que participaram em 1991.

No caminho, segundo o coordenador, "há bastante tempo para explorar os aspectos culturais, históricos e geográficos dos locais visitados". Então, ao partirem em julho de 2012, os amigos esperam, além de repetir a aventura, conhecer também outros amantes de jeeps, de clubes brasileiros e uruguaios que já entraram em contato.

O internauta Norberto Boddy, de Florianópolis (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter
  1. Um dos veículos que será utilizado na expedição em 2012  Foto: Norberto Boddy/vc repórter

    Um dos veículos que será utilizado na expedição em 2012

    vc repórter
    Foto: Norberto Boddy/vc repórter

  2. Registro da expedição feita em 1991 por Norberto Boddy e amigos  Foto: Norberto Boddy/vc repórter

    Registro da expedição feita em 1991 por Norberto Boddy e amigos

    vc repórter
    Foto: Norberto Boddy/vc repórter

  3. A expedição tem previsão de início para o dia 13 de julho de 2012  Foto: Norberto Boddy/vc repórter

    A expedição tem previsão de início para o dia 13 de julho de 2012

    vc repórter
    Foto: Norberto Boddy/vc repórter

/turismo/vcturista/foto/0,,00.html