inclusão de arquivo javascript

vc turista
 
 

vc repórter: passeio de charrete é atração de Petrópolis, RJ

Charretes são tradicionais em Petrópolis desde a década de 1940; elas foram trazidas por comerciantes ingleses em 1846. Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

Charretes são tradicionais em Petrópolis desde a década de 1940; elas foram trazidas por comerciantes ingleses em 1846
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

Tradicional desde a década de 1940, os passeios de charrete em Petrópolis, a cerca de 70 km do Rio de Janeiro, são a principal maneira de o turista conhecer o município fluminense, por meio de diversos roteiros que levam os interessados às principais atrações da cidade.

Em 1846, comerciantes ingleses trouxeram de Plymouth, em sua terra natal, um veículo de nome Victoria (homenagem à Rainha do Reino Unido), que começou a ser utilizado para passeios turísticos em Petrópolis décadas depois, para manter as tradições locais.

Os passeios, realizados diariamente das 8h às 17h, com partida do Museu Imperial, são divididos em três roteiros. O maior, que dura até uma hora, leva os visitantes à Catedral Sao Pedro de Alcântara (onde estão os restos mortais de Dom Pedro II e Princesa Isabel), ao Monumento em homenagem ao Major Júlio Frederico Koeler, ao Centro de Cultura Raul de Leoni (com galerias de arte, teatro e cinema), e ao Museu Casa de Santos Dumont (casa conhecida como "A Encantada"), entre outras praças e ruas históricas.

Já o intermediário, com 30 minutos de duração, passeia pelos mesmos locais, mas sem paradas para visitas, assim com o menor, de 20 minutos, que realiza percurso diminuto entre ruas e praças da cidade.

Para os religiosos, o Circuito das Capelas e Igrejas traz mais de 100 construções que contam parte da história da Cidade Imperial, como é conhecida Petrópolis.

O turismo de aventura também está presente, com opções de montanhismo, canoagem, trekking, parapente, asa delta, cavalgada ecológica, caminhadas e rapel. Nas caminhadas ecológicas, é comum o encontro com animais durante o passeio.

O acesso a Petrópolis, de carro ou ônibus, ocorre pela BR-040, a partir de Minas Gerais ou do Rio de Janeiro, e também pela Via Dutra, saindo de São Paulo.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter
  1. Charretes são tradicionais em Petrópolis desde a década de 1940; elas foram trazidas por comerciantes ingleses em 1846  Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

    Charretes são tradicionais em Petrópolis desde a década de 1940; elas foram trazidas por comerciantes ingleses em 1846

    vc repórter
    Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

  2. Criança corre atrás de mico durante caminhada ecológica em Petrópolis  Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

    Criança corre atrás de mico durante caminhada ecológica em Petrópolis

    vc repórter
    Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

  3. Petrópolis é conhecida como Cidade Imperial  Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

    Petrópolis é conhecida como "Cidade Imperial"

    vc repórter
    Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

/turismo/vcturista/foto/0,,00.html