PUBLICIDADE

vc repórter: Pedra Branca é opção para amantes da natureza no Rio

30 out 2012 - 21h39
(atualizado às 21h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Com 12,5 mil hectares de Mata Atlântica, o Parque Estadual da Pedra Branca, na zona oeste do Rio de Janeiro, é a maior floresta urbana do país e um dos maiores parques urbanos do mundo. Ocupando quase 10% do município, o local reúne exuberância natural e passeios aos amantes da natureza, com trilhas, cachoeiras e até praias desertas, além do Pico da Pedra Branca, com 1.024 m de altitude, ponto mais alto do Rio.

Foto tirada por volta das 06h40, em um um dos acessos pelo bairro do Realengo ao Maciço da Pedra Branca
Foto tirada por volta das 06h40, em um um dos acessos pelo bairro do Realengo ao Maciço da Pedra Branca
Foto: Claudio Andreata / vc repórter

O parque ostenta em sua flora árvores de vários portes, que alcançam entre 20 e 30 metros de altura, como cedros, jacarandás, jequitibás e ipês. Arbustos e plantas trepadeiras também compõem a paisagem, ornando com o grande número de bromélias espalhadas.

A variedade animal na região também é vasta, com cerca de 180 espécies de aves descobertas , além de dezenas de espécies de mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados.  De acordo com vários estudos científicos em andamento, pode-se constatar a riqueza da fauna local, com registro de muitas espécies raras e ameaçadas que têm atraído cada vez mais visitantes.

Entre os mamíferos, destacam-se macaco-prego, o quase extinto porco-do-mato, preguiça, considerada ameaçada no município do Rio de Janeiro, furão, ouriço-cacheiro, cachorro-do-mato, tamanduá-de-colete, paca, mão-pelada, cutia, gato-do-mato e gato-maracajá, ambos ameaçados, dentre outros. Existem ainda várias espécies de morcego. Quanto aos répteis, podem ser observadas serpentes como cobra-de-vidro, jararacas, cobra-verde e jibóia, além de outros répteis como teiú e lagarto-verde.

Trilhas

O parque conta com inúmeros picos, em geral arredondados e recobertos de densa floresta, quase todos acessíveis por trilhas que, somadas às picadas que as interligam, formam uma verdadeira malha repleta de atrativos e emoções para aqueles que se disponham a explorá-los.

O parque oferece caminhadas livres ou guiadas, com destaque trilha das Bromélias e Rio Branco. Outras opções também estão disponíveis para esportistas mais experientes em um dos três núcleos que o parque mantém.

Localização

O chamado maciço da Pedra Branca circunda os bairros de Guaratiba a oeste, Bangu e Realengo ao norte, Jacarepaguá a leste, Barra da Tijuca a sudoeste e ao sul, Recreio dos Bandeirantes e Grumari ao sul e Campo Grande a noroeste e compreende o conjunto das seguintes serras: Valqueire, Viegas, Bangu, Barata, Lameirão, Engenho Velho, Rio Pequeno, Taquara, Pedra Branca, Quilombo, Santa Bárbara, Rio da Prata, Nogueira, Alto do Peri, Sacarrão, Geral de Guaratiba, Carapiá, Cabuçu e Grumari. Separa-se do Maciço de Gericinó pela Baixada Bangu - Realengo e do Maciço da Tijuca pela baixada de Jacarepaguá.

O internauta Claudio Andreata, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade