PUBLICIDADE

vc repórter: parque tem biblioteca infantil em moinho de Porto Alegre

25 abr 2013 - 14h50
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Internauta registra Parque Moinhos de Vento refletido em bolha de sabão</p>
Internauta registra Parque Moinhos de Vento refletido em bolha de sabão
Foto: Solange Campello / vc repórter

O Parque Moinhos de Vento, também conhecido como Parcão, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, possui uma biblioteca ecológica infantil localizada na parte interna de uma réplica de um moinho açoriano. Seu acervo é constituído por livros de literatura infantil em geral, didáticos e materiais lúdicos, disponíveis para consulta e empréstimos.

A infraestrutura da biblioteca está dividida em dois pavimentos. No primeiro encontra-se o acervo de literatura e obras de referências (dicionários e enciclopédias). Já no segundo estão os jogos pedagógicos e ecológicos, histórias em quadrinhos educativas e gibis.

A biblioteca infantil no parque tem como objetivo despertar a consciência ecológica, através de atividades de incentivo à leitura, oficinas de literatura e educação ambiental em um dos parques mais tradicionais da capital gaúcha.

Com 11,50 hectares de área, o Parcão tem sua origem no século XVIII, quando Antonio Martins Barbosa, vindo de Minas Gerais, estabeleceu-se com seu moinho de vento no local onde hoje se situa a avenida Independência.

O nome "Moinhos de Vento" foi dado à área por conta da existência dos moinhos que transformavam trigo em farinha. 

Hoje em dia, o parque oferece opções de lazer como jogging, patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica. Além da biblioteca, o local também disponibiliza para o público infantil equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto.

A internauta Solange Campello, de Porto Alegre (RS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade