PUBLICIDADE

vc repórter: Museu do Ipiranga é opção de lazer no feriado em SP

11 out 2012 - 19h11
(atualizado às 19h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O Museu Paulista, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, é muito mais que um monumento à independência do Brasil. É ponto de referência para se conhecer a história de São Paulo entre os séculos 17 e 20, além de uma opção de lazer para o feriado de 12 de outubro.

Museu possui acervo de mais de 125 mil unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual
Museu possui acervo de mais de 125 mil unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual
Foto: Renato S Cerqueira / vc repórter

Localizado no bairro do Ipiranga, zona sul da capital paulista, o museu é administrado pela Universidade de São Paulo (USP). Começou a ser construído na época do Império a fim de homenagear a independência, mas como foi inaugurado em 1895, já no período republicano, sua construção serviu para abrigar o museu de História Natural.

No período do Centenário da Independência, em 1922, foi reforçado o caráter histórico da instituição. O local deixou de abrigar o museu de História Natural e formaram-se novos acervos, com destaque para a história de São Paulo. Realizou-se a decoração interna do edifício, com pinturas e esculturas apresentando a história do Brasil no saguão, escadaria e salão nobre, onde está localizada a famosa pintura "Independência ou Morte" de Pedro Américo.

Atualmente, o Museu Paulista possui um acervo de mais de 125 mil unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, que servem para compreender a sociedade brasileira. Suas galerias são separadas por temas.

No térreo, na ala História do Imaginário, se encontram pinturas e informações que remetem à fundação de São Paulo, bem como uma maquete da cidade no ano de 1841. No piso superior, se encontram a ala Cotidiano e Sociedade, que mostra o comportamento da sociedade paulistana na virada do século 19 para o 20, e a Galeria Universo do Trabalho, mostrando equipamentos e técnicas usadas no século passado.

O museu fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos custam R$ 6 e estudantes pagam meia.  A entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês, nos feriados de 25 de Janeiro e 7 de Setembro, e para menores de 6 e maiores de 60 anos.

O internauta Renato S Cerqueira, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade