PUBLICIDADE

vc repórter: morro tem visão 360º da Chapada Diamantina na BA

21 fev 2013 - 20h27
(atualizado em 11/12/2013 às 19h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Imensos paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras completam o cenário da Chapada Diamantina
Imensos paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras completam o cenário da Chapada Diamantina
Foto: Cleide Isabel / vc repórter

O famoso Morro do Pai Inácio é uma das principais atrações da Chapada Diamantina, no Estado da Bahia. Com 1.120 metros de altitude, a formação rochosa tem uma visão panorâmica completa de uma das mais belas paisagens naturais do Brasil. Após encarar uma subida bastante íngreme de 300 metros, é possível observar as belezas da região.

A Chapada Diamantina reúne diversos atrativos naturais e culturais, onde é possível seguir um roteiro especial para quem busca paz e tranquilidade ou para quem está atrás de história e aventura.

A Mata Atlântica, campos floridos e planícies dividem a paisagem com toques de caatinga e cerrado. Imensos paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras completam o cenário da Chapada Diamantina.

O local era habitado pelos índios Maracás, e a ocupação da região remonta aos anos da exploração de jazidas e minérios, a partir de 1710, quando foi encontrado ouro próximo ao Rio de Contas Pequeno, marcando o início da chegada dos bandeirantes e exploradores. Em 1844, a colonização foi impulsionada pela descoberta de diamantes valiosos nos arredores do Rio Mucugê, e os comerciantes, colonos, jesuítas e estrangeiros se espalharam pelas vilas, controladas e reguladas pela força da riqueza.

Reduto de belezas naturais, a Chapada reúne uma diversidade grande de fauna e flora. São mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras, como o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras.

A internauta Cleide Isabel, de São Bernardo do Campo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade