2 eventos ao vivo

vc repórter: lago no RS é famoso por lenda, festas e rica fauna

11 abr 2012
20h17

O Lago Tarumã, localizado em um bairro com o mesmo nome em Viamão, cidade metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é famoso por sua cultura popular. Palco de gravações de filmes de moradores, festas populares e até mesmo shows e teatro, o local também é conhecido por suas lendas. A principal delas é a do Jacaré Luminoso.

De acordo com o dito popular, a criatura vive dentro do lago e das piscinas naturais que existem em volta. O animal folclórico teria a forma de um réptil gigante com a característica de emitir uma luz azulada semelhante à da Lua. O fato de essa luminosidade ser mais visível no período noturno dá o nome do animal.

A lenda diz ainda que as aparições do Jacaré Luminoso são feitas principalmente aos casais que, ao avistarem o animal, ficariam ainda mais apaixonados ao ver sua luminosidade. Essa influência sobre os amantes pode ter origem no romantismo atribuído aos luares claros da região, principalmente em épocas de lua cheia, luz essa que se assemelharia à do bicho.

O Lago Tarumã tem cerca de 1,5 mil metros de circunferência e é cercado por mata nativa. O principal ponto turístico da cidade de Viamão é uma área de proteção ambiental e é "alimentado" por uma nascente natural.

Apesar de sua beleza e da riqueza de sua flora e fauna, o lago é considerado impróprio para banho por conta de sua água escura e topografia irregular. Apesar dessas características, os banhistas e moradores da região procuram o local para se refrescar em épocas de calor intenso.

A internauta Denise Bittencourt, de Viamão (RS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui .

Lago Tarumã tem cerca de 1,5 mil metros de circunferência e é cercado por mata nativa
Lago Tarumã tem cerca de 1,5 mil metros de circunferência e é cercado por mata nativa
Foto: Denise Bittencourt / vc repórter
vc repórter

compartilhe

publicidade
publicidade