1 evento ao vivo

vc repórter: Jericoacoara chama atenção por sossego e belezas naturais

10 abr 2013
18h59
atualizado às 19h09
  • separator
  • 0
  • comentários

Localizada 300 quilômetros a oeste de Fortaleza, no Ceará, a praia de Jericoacoara foi eleita pelo jornal norte-americano The Washington Post uma das dez praias mais lindas do mundo. Em sua paisagem, mar, dunas, enseadas, ilhas e lagoas se misturam formando um lindo cartão postal.

Jericoacoara foi eleita uma das praias mais lindas do mundo
Jericoacoara foi eleita uma das praias mais lindas do mundo
Foto: Cadu Prado / vc repórter

O clima ameno e a temperatura da água são condições especiais que o turista encontra na orla da região para desfrutar sua visita. Em todas as praias do pólo de Jericoacoara é possível encontrar vilas de pescadores e pequenas jangadas que fazem parte da paisagem.

A palavra Jericoacoara significa, em tupi, “toca das tartarugas-marinhas”. Há relatos de que há 20 anos o local ainda era “apenas” uma vila de pescadores isolada e simples, sem estradas de acesso, eletricidade, telefone e onde o dinheiro era raramente usado.

Desde 1984 a área ao redor da região foi declarada Área de Proteção Ambiental (APA) e tornou-se um parque nacional em 2002, trazendo diversas restrições de construção e ajudando na preservação do local.

Apesar de distante da “civilização”, Jericoacoara também pode ser luxuosa. Por conta da conservação da beleza natural, empresários engajados com a preservação do meio ambiente criaram pequenas e aconchegantes pousadas, que oferecem charme e sofisticação.

O internauta Cadu Prado, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Veja também:

vc repórter
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade