PUBLICIDADE

vc repórter: Jaboatão une praias e história em Pernambuco

8 out 2012 - 20h37
(atualizado às 20h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Jaboatão dos Guararapes não faz parte só da história do Brasil como berço do Exército Brasileiro após a expulsão dos holandeses na Batalha dos Guararapes em 1648. A cidade da Região Metropolitana do Recife também apresenta vida turística aos seus visitantes.

Pôr do sol na ponte do Paiva sobre a foz do rio Jaboatão
Pôr do sol na ponte do Paiva sobre a foz do rio Jaboatão
Foto: João Carvalho / vc repórter

Entre os destaques da cidade com 650 mil habitantes, segundo estimativa IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), está a praia de Candeias. Localizada entre as praias de Piedade e Barra de Jangada, Candeias tem extensão de aproximadamente 3 km de areias finas e claras.

Os coqueiros dominam os quintais e jardins das casas a beira mar. Boa para o banho, suas águas são pouco profundas, onde é possível avistar arrecifes ao largo de pequenos trechos de praia. Não raro, pequenas embarcações atracam em suas águas.

Mas há mais em Jaboatão dos Guararapes. Uma opção para os adoradores de paisagens é presenciar o pôr do sol na foz do rio Jaboatão na Ponte do Paiva, inaugurada em 2010. Perto dali, na praia de Barra de Jangada ficam localizadas várias marinas, que oferecem programas variados: passeios de barco, jet-ski e gastronomia.

Para ter contato com a história de Jaboatão e com o resquício do que foi a Batalha dos Guararapes, visitar a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres é obrigatório. O templo, de pedra e cal, foi construído no século XVII a mando do general Francisco Barreto de Meneses para comemorar a vitória na guerra.  

Na igreja há um grande painel histórico, representando aspectos da Batalha dos Guararapes. No altar-mor repousam os restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, heróis da Restauração Pernambucana. Tombada desde 1937, situa-se no topo do morro da Ferradura, tendo em seu entorno árvores e um cruzeiro, todo ele em pedra e cal.

O internauta João Carvalho, de Jaboatão dos Guararapes (PE), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade