PUBLICIDADE

vc repórter: famosa por dunas, Imbituba atrai aventureiros a SC

11 set 2012 - 18h34
(atualizado em 12/9/2012 às 11h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Situada a 90 Km de Florianópolis, no sul de Santa Catarina, Imbituba atrai turistas por suas belas praias, cenários paradisíacos e as piscinas naturais que se formam em meio às rochas e montanhas existentes na região.

A foto do pôr-do-sol nas dunas da Praia da Ribanceira, em Imbituba Santa Catarina
A foto do pôr-do-sol nas dunas da Praia da Ribanceira, em Imbituba Santa Catarina
Foto: Geraldo Flôr Pedro / vc repórter

Um dos principais atrativos são os esportes radicais, como o sandboard, praticado com uma grande prancha (simliar á de snowboard, utilizada na neve), com a qual os aventureiros descem as dunas que caracterizam a paisagem local. 

Pessoas de todas as idades também podem se aventurar nas trilhas de Imbituba, a pé ou a cavalo. Ao todo, são nove praias e muitas opções de passeios inesquecíveis entre as matas, as grandes montanhas de areia, pelo mar e montanhas do lugarejo.

Outro destaque de Imbituba é o Museu da Baleia situado na praia do Porto e instalado no prédio histórico denominado “Barracão Manoel Rosa”. O local foi inaugurado em 2003 e conta com equipamentos e instrumentos utilizados na caça de baleias, resgatando parte da história da cidade na época em que se praticava a pesca desses animais. O prédio foi tombado como patrimônio histórico municipal e é o primeiro do gênero na América Latina. De acordo com a instituição, cerca de 4 mil turistas do mundo inteiro passam pelo museu todos os anos.

O município também possui grande importância econômica para o Estado, uma vez que o Porto de Imbituba, um dos mais importantes do sul do país, se instala no município.

Praias

Com aproximadamente 50 metros de extensão, o mar azul e de água morna é um convite para quem pretende visitar a praia de Ribanceira. O local se destaca por ser um dos principais atrativo aos surfistas, que se aventuram nas grandes ondas.

As dunas também são famosas, assim como a mata atlântica nativa, que rodeia a Prainha, ou Praia dos Amores. O acesso é difícil e geralmente feito de barco.  O local é repleto de rochas que brotam água, o que explica a constante umidade da areia do local.

É comum, também, a aparição de baleias-francas por toda a região de Imbituba. Em todo o litoral catarinense, segundo dados do Projeto Baleia Franca (PBF), até o final de agosto foram observados 107 animais, sendo que 51 deles eram filhotes. É o maior número de animais registrados desde 2002.

O internauta Geraldo3064, de Imbituba (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade