PUBLICIDADE

vc repórter: em lua de mel, casal brasileiro viaja pelo mundo de jipe

9 out 2013 - 18h19
(atualizado em 11/12/2013 às 19h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando se casaram, em dezembro de 2012, a turismóloga Isabela Miranda e o administrador Rafael Ávila já haviam decidido que a lua de mel seria pelo mundo e que seu novo lar pelos próximos anos seria um jipe. É dentro do veículo que o casal iniciou, no começo de 2013, uma viagem pelo mundo que deve durar três anos.

A decisão amadureceu aos poucos entre o casal. O que começou como uma viagem virou uma lua de mel estendida até que surgiu a ideia de criar um site para registrar as aventuras da dupla.

<p>Antes de deixar o Brasil, casal viajou pelo País. Na foto, Isabela e Rafael mergulham em Bonito, no Mato Grosso do Sul</p>
Antes de deixar o Brasil, casal viajou pelo País. Na foto, Isabela e Rafael mergulham em Bonito, no Mato Grosso do Sul
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Para o casal, “o maior desafio de se preparar para a viagem, foi tomar a decisão”. Rafael e Isabela deixaram os empregos, a casa e os bens materiais, que foram vendidos para arrecadar verba. Em seguida teve início o desenvolvimento do roteiro e a busca pela documentação necessária em viagens complexas como esta.

O jipe, uma Land Rover Defender 100 de 2002, foi todo adaptado para servir de “lar” durante a viagem. Na traseira do carro, um armário que inclui mesa retrátil, geladeira, fogão e outros equipamentos de cozinha garantiu que eles pudessem fazer suas próprias refeições. No teto, uma barraca, um segundo estepe e um reservatório de água compõem parte da bagagem.

A decisão assustou os pais, que, depois de se acostumarem com a ideia, se tornaram espectadores da viagem. “Fomos contando aos poucos. Primeiro para as mães, que são mais compreensivas, e depois para os pais, que se preocupam com a nossa estabilidade e carreira”, relembra. “Logo todos se acostumaram e hoje acompanham nossa viagem pelo site e Facebook”.

Neste momento, Rafael e Isabela estão de volta ao Brasil, conhecendo Manaus, no Amazonas, depois de passar pelo Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Perú, Equador, Colômbia e Venezuela. Depois de conhecer o Norte e Nordesde do País, o casal volta ao Sudeste para visitar os parentes e embarca para a segunda etapa da viagem, que acontecerá na Ásia. A dupla já estuda como irá fazer para garantir que o jipe seja despachado para dar continuidade à viagem.

<p>Isabela e Rafael visitaram o povoado de Cabo Polonio, no Uruguai</p>
Isabela e Rafael visitaram o povoado de Cabo Polonio, no Uruguai
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Entre os muitos lugares pelos quais já passaram, Rafael conta que, para ele, o mais surpreendente foi o Parque Nacional Torres del Paine, na patagônia chilena, em razão da exuberante paisagem dos picos nevados da Cordilheira dos Andes. Já Isabela se encantou com a travessia pelo deserto do Atacama. “Passamos por lagoas brancas, verdes, azuis e até uma vermelha, entre vulcões, montanhas e flamingos até chegarmos ao maior deserto de sal do mundo”, conta Rafael.

Para compartilhar um pouco da experiência com as pessoas e arrecadar dinheiro, eles vendem em seu site cartões postais com imagens dos lugares por onde passaram. Um pacote com cinco cartões sai por R$ 12. “Estamos levando um pouco do mundo para as pessoas, e isso é muito gratificante”, diz.

Apesar de terem criado um roteiro, que prevê a visita a 36 países da América do Sul, Ásia, África e Oceania, a ideia é ser livre para poder esticar mais alguns dias em um lugar interessante, seguir a dica de outros viajantes e se deixar surpreender por rotas menos conhecidas.

Quanto ao futuro do casal após o fim da viagem, Rafael confessa não ter planos. “Sempre conversamos sobre isso, o que fazer, onde viver, mas ainda é algo muito distante do que estamos vivendo. A viagem está no início e estamos abertos às oportunidades da vida”, finaliza.

O internauta Rafael Martini, de Mogi Guaçu, São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade