PUBLICIDADE

vc repórter: condomínio "lego" atrai turistas em Montreal, Canadá

4 dez 2012 - 22h49
(atualizado em 5/12/2012 às 11h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Imagine um condomínio residencial que, de tão inusitado, tornou-se ponto turístico. Assim é o Conjunto Habitat 67, um complexo de apartamentos em Montreal, no Canadá, construído em blocos que lembram "cubos de lego", e concebido pelo famoso arquiteto Moshe Safdie, .

O local abriga 158 apartamentos, divididos entre blocos de concreto que alcançam 12 andares
O local abriga 158 apartamentos, divididos entre blocos de concreto que alcançam 12 andares
Foto: Shalom Seguins / vc repórter

O diferencial? De cada apartamento é possível ter uma visão livre a partir das varandas e, para quem vê de fora, a visão é impressionante: sobrepostos, os espaços assimétricos são ao mesmo tempo curiosos e muito bonitos.

O espaço foi construído especialmente para a Expo 67, uma feira internacional que tinha como tema "O Homem e seu Mundo". Os blocos são feitos de concreto pré-moldado, empilhados uns sobre os outros até uma altura de 12 andares. Privado, o espaço conta com 158 apartamentos, cada um com seu próprio jardim privativo.

Embora concebido originalmente para servir como modelo de referência barata de moradia, o Conjunto Habitat 67 tornou-se tão cool e exclusivo que passou a ser caríssimo viver lá. O local é considerado um dos preferidos dos endinheirados da cidade.

Existem, no total, 15 modelos diferentes de apartamentos, com 1 a 8 "cubos"; vistas de até 3 lados; de 1 a 4 terraços por residência e até uma passarela privada que assegura a ligação entre o centro da cidade e o complexo. É aberto a visitação todos os dias (somente pelo lado de fora) e, para chegar, há ônibus que saem de diversas regiões da cidade. 

A internauta Shalom Seguins, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade