PUBLICIDADE

vc repórter: circuito cultural é opção para passeio em Peruíbe

27 set 2012 - 17h34
(atualizado às 18h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Situada no litoral sul do Estado de São Paulo, a Estância Balneária de Peruíbe atrai turistas não só pelas belas praias, mas também pela oportunidade que proporciona aos visitantes de entrarem em contato com a história local. Além do Museu Histórico e Arqueológico, que retrata curiosidades sobre a região, a cidade possui também um roteiro cultural a céu aberto que pode ser feito em um período de seis horas.

As águas mornas das praias de Estância Balneária de Peruíbe são atrativos da região
As águas mornas das praias de Estância Balneária de Peruíbe são atrativos da região
Foto: Eduardo Andreassi / vc repórter

O passeio, oferecido com opções diferentes por três agências turísticas do município, passa pelas Ruínas do Abarebebê, patrimônio histórico do século XVI que retrata a catequização indígena na região. Durante o percurso, acompanhado por monitores, os turistas visitam também o Mirante, onde está localizado o Museu Histórico e Arqueológico, que reúne a história da ocupação indígena na cidade. 

Ainda na área urbana, é possível visitar a Capela de Mosaico na Colônia Veneza, onde todas as paredes são revestidas de mosaico italiano, conhecer o Boulevard, localizado no centro da cidade, e a praça Ambrósio Baldim, onde 80 boxes de artigos diversos, artesanato e alimentação estão disponíveis para os visitantes.

O trajeto inclui ainda uma visita ao Lamário Municipal, onde o turista pode fazer a aplicação facial de Lama Negra, que além de ser medicinal, é também um grande recurso de estética e relaxamento. O material é um dos atrativos do município. De acordo com a prefeitura, estudos realizados pelo Instituto Geológico do Estado na década de 70, comprovaram a baixíssima radiotividade do minério e sua ação oxidante.

Quem prefere contato direto com a natureza pode optar pelo passeio ecológico e de aventura na praia do Costão, onde se localiza a bica de água doce. Durante a caminhada, os turistas podem admirar a costa rochosa, a praia, o mar, além da Serra dos Itatins.

O roteiro também inclui um passeio na estrada do Guaraú, onde se pode conhecer o rio e a praia do Guaraú e a Passarela do Balça, que chama atenção por ser uma ponte suspensa ao manguezal do rio. Seguindo pela estrada também se pode admirar as Corredeiras do Perequê, um rio de corredeiras com piscinas de águas cristalinas e a Mata Atlântica. Durante o percurso, os visitantes também passam pela Cachoeira do Paraíso, praia do Caramborê, e pela praia da Barra do Una.

Para as crianças, uma das opções na cidade é o Aquário Municipal, responsável por abrigar mais de 80 espécies de animais marinhos. Tubarões, raias prego e viola, xareús e garoupas podem ser vistos em um tanque com 16 mil litros de água salgada.

Praias

O mar azul e de água morna é um convite para quem pretende visitar Peruíbe. O local se destaca pela tranquilidade e pelas águas calmas da região.

A praia de água doce, conhecida como Costão, é famosa pela beleza. O local abriga uma trilha com 400 m de extensão em meio à Mata Atlântica. Já a praia Caramborê é ideal para passeios de canoa, barco ou escuna. O local também abriga um porto de pesca no qual se pode comprar peixes frescos e apreciar um monumento da colônia japonesa erguido de 1964.

O internauta Eduardo Andreassi, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade