PUBLICIDADE

vc repórter: cartão postal da BA, Farol da Barra atrai turistas

30 nov 2012 - 16h31
Compartilhar
Exibir comentários

Inaugurado no dia 2 de dezembro de 1839, o Farol da Barra, também conhecido como Farol de Santo Antônio, completa 173 anos no próximo domingo. A torre de 22 m de altura, pintada nas cores branca e preta, é um dos símbolos e pontos turísticos de Salvador, na Bahia, e atrai todo ano milhares de turistas.

Instalado no Forte de Santo Antônio da Barra, o Farol completa 173 anos no próximo domingo
Instalado no Forte de Santo Antônio da Barra, o Farol completa 173 anos no próximo domingo
Foto: Cássius Estrela / vc repórter

Construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra, esta não é, no entanto, a primeira torre do forte. Muito antes, em 1698, uma torre quadrangular foi erguida no lugar com o objetivo de iluminar as embarcações que navegavam em torno da Baía de Todos os Santos.

A substituição por uma versão moderna do farol, que ganhou fama como ponto turístico da cidade, só aconteceu em 1839, depois de um decreto regencial. Novas reformas foram feitas, em 1890 e 1937, quando ele foi finalmente eletrificado.

Forte de Santo Antônio da Barra

A importância histórica do Forte de Santo Antônio precede até mesmo a história de Salvador, já que é a edificação mais antiga do País, com construção datada de 1534. Inspirado na arquitetura portuguesa, o local já foi peça chave em momentos históricos, como a luta contra os holandeses, a guerra da Independência ou a Sabinada. Hoje, a edificação abriga o Museu Náutico da Bahia.

O museu reúne um grande acervo de instrumentos de navegação e sinalização náutica, achados arqueológicos, maquetes e miniaturas de embarcações que contam um pouco da história marítima e militar de Salvador. O horário de funcionamento do Forte de Santo Antônio da Barra aos turistas é de terça à domingo, entre às 8h e 19h.

O internauta Cássius Estrela, de Osasco (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade