PUBLICIDADE

vc repórter: caminhadas guiadas são opção para turistas no Rio

18 dez 2012 - 16h07
(atualizado às 16h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O grande número de turistas na cidade do Rio de Janeiro durante todo o ano e a enorme quantidade de pontos culturais e ecológicos a se visitar fez que com que muitos projetos turísticos fossem desenvolvidos no local. Um deles chama-se “Conhecendo o Rio a pé”, da agência Amigos da Zona Oeste, que tem o apoio da prefeitura do Rio de Janeiro.

Turistas têm visita guiada gratuita pelos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro
Turistas têm visita guiada gratuita pelos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

O projeto gratuito para turistas proporciona caminhadas guiadas por dezenas de pontos do Rio de Janeiro, incluindo centro histórico/cultural e belezas naturais. “Temos cerca de 150 roteiros, entre culturais e ecológicos. Durante as caminhadas contamos a história de cada prédio, igreja, monumento, forte, parque. Temos essa diversificação”, afirmou Ivo Carvalho, presidente da Amigos da Zona Oeste.

Segundo Ivo, a parceria com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur) é o principal projeto da empresa. “Hoje em dia a maior parceira é a RioTur. Existem muitos grupos de fora que querem participar e damos várias opções de roteiros. O importante é divulgar a cidade”.

Carvalho afirmou ainda que os roteiros são preparados trimestralmente, de acordo com as programações da cidade. “Preparamos nosso roteiro com antecedência para dar opções aos turistas e isso não pode ser cobrado de maneira nenhuma. Quando vamos a determinados locais, nós mesmos pagamos os ingressos dos participantes”, completou.

De acordo com o presidente da Amigos da Zona Oeste, as caminhadas do “Conhecendo o Rio a pé” podem ser realizadas por mulheres, crianças, idosos e adultos sem nenhuma restrição.

Para participar do projeto, é preciso fazer a inscrição pelo telefone e cada roteiro só comporta até 30 pessoas. “Estabelecemos esse número para não prejudicar a qualidade dos roteiros”, explicou Ivo.

Em 2012, o projeto já atendeu 1951 turistas e promete ampliar esse número por conta da alta temporada.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade