PUBLICIDADE

vc repórter: Gotemburgo, na Suécia, é modelo de qualidade de vida

4 mai 2010 - 21h22
Compartilhar

Gotemburgo, no sudoeste da Suécia, possui belezas naturais e arquitetônicas. O mais interessante em uma visita à cidade, no entanto, é ver como funciona uma das sociedades mais bem organizadas e desenvolvidas do mundo nesse município litorâneo de pouco mais de 500 mil habitantes.

Gotemburgo é a segunda maior cidade da Suécia
Gotemburgo é a segunda maior cidade da Suécia
Foto: Viviane Martins / vc repórter

» Siga o vc repórter no Twitter

» Siga o Terra no Twitter

» vc repórter: mande fotos e notícias

"Limpa, segura e organizada, é uma metrópole concebida para oferecer bem-estar e conforto aos cidadãos e garantir uma distribuição igualitária de renda", explica a brasileira Viviane Martins, que mora na Polônia e visitou a Suécia pela segunda vez em meados de 2009.

A cidade possui integração o mais harmoniosa possível com a natureza, e é possível chegar rapidamente a um arquipélago próximo à costa de Gotemburgo. Com cerca de 11 mil moradores, entre permanentes e de temporada, não é permitida a circulação de carros nas ilhas.

Outro aspecto ressaltado por Viviane é a população e seu nível educacional. "O povo é simpático e educado com os turistas. As leis de trânsito são respeitadas pelos motoristas, que mantêm uma velocidade média de 30 km/h em áreas residenciais. É só o pedestre pisar na faixa de segurança que os carros param para você atravessar", explica a brasileira.

O acesso e o transporte são outros pontos fortes da cidade, que possui dois aeroportos internacionais, linhas de barcos, ônibus e trólebus. "Nos pontos de embarque, um painel eletrônico informa quantos minutos faltam para o seu ônibus chegar", conta Viviane, retratando uma realidade difícil de ser vista em outras partes do mundo.

O site www.goteborg.com possui informações abrangentes sobre a cidade, com uma versão completa em português.

A internauta Viviane Martins, de Lomza (Polônia), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade