PUBLICIDADE

Uruguai promove seus benefícios fiscais para atrair turistas brasileiros

23 out 2015 - 02h32
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Uruguai lançou nesta quinta-feira em Porto Alegre sua campanha turística para a alta temporada, focada nos benefícios que oferece aos estrangeiros, como a isenção de impostos em hotéis e restaurantes, para atrair os brasileiros, disse à Agência Efe o vice-ministro de Turismo do país, Benjamín Liberoff.

Além disso, nas cidades vizinhas ao Brasil, se oferece um desconto de 24% na gasolina para os veículos que são abastecidos em estabelecimentos localizados até 20 quilômetros além da fronteira, com a intenção de atrair especialmente os brasileiros oriundos dessas áreas.

"O combustível uruguaio tem menos álcool que o brasileiro em sua composição, por isso é mais potente e rende mais", destacou Liberoff.

Na opinião do vice-ministro, esse e outros benefícios fiscais oferecidos no Uruguai são especialmente atrativos em um contexto de crise econômica como a vivida no Brasil, com forte desvalorização de sua moeda, que perdeu cerca de 50% de seu valor frente ao dólar desde janeiro.

Também são oferecidos descontos no Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) nos serviços vinculados à atividade turística, como hotéis, restaurantes e aluguéis de veículos, através do pagamento com cartões de crédito e débito emitidos no exterior.

O lançamento da campanha uruguaia se deu na capital do Rio Grande do Sul devido à proximidade geográfica com o Uruguai, uma característica considerada estratégica pelo Ministério do Turismo uruguaio diante da atual conjuntura.

"O Rio Grande do Sul permite os deslocamentos individuais porque não depende de transporte aéreo, por exemplo. Com a apreciação do dólar, os brasileiros estão buscando destinos regionais mais próximos", ressaltou o vice-ministro.

Um relatório de seu Ministério indica que 67% dos brasileiros que visitam o país vêm do Rio Grande do Sul, que tem uma população aproximada de mais de 11 milhões de cidadãos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante o evento na capital gaúcha, foram apresentados produtos típicos de nossos vizinhos, como o alfajor e o doce de leite, além de uma variedade de vinhos e outras representações da cultura uruguaia, como a banda de músicos itinerantes, o tradicional ritmo de carnaval, que tem um estilo diferente do brasileiro.

Também foi apresentado um vídeo publicitário no qual uma pessoa imagina as paisagens de um lugar perfeito e que termina indicando que tal lugar existe, é o Uruguai.

A cerimônia de lançamento da campanha reuniu cerca de 150 pessoas entre operadores turísticos e jornalistas para "ver um pouco como eles percebem a temporada de viagens para o Uruguai", afirmou Liberoff, que avaliou a reação dos presentes como "muito positiva".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade