0

Confira as vacinas que não podem faltar antes da sua viagem

9 dez 2014
14h58
atualizado às 15h02
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Quando começamos a planejar uma viagem, pensamos logo que lugares vamos visitar, em que local vamos nos hospedar, em que lojas iremos fazer compras e toda aquela função de quem está ansioso para ter seu momento turista. Mas estar atento às questões sanitárias do país de destino é fundamental para garantir que a viagem saia como o planejado. 

Imunização contra febre amarela é a vacina mais exigida em outros países
Imunização contra febre amarela é a vacina mais exigida em outros países
Foto: Shutterstock

Muitos países exigem que os turistas entrem no local de destino imunizados contra algumas doenças. Para saber quais são medidas a serem tomadas, o site da Anvisa possui uma lista de que tipo de vacina é exigida por cada país.

Uma forma mais garantida para não ter problemas nas viagens, é estar sempre com o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia em dia e em mãos, pois sua possível exigência é prevista no Regulamento Sanitário Internacional, um instrumento que estabelece procedimentos para proteção contra a disseminação internacional de doenças. O documento é obrigatório em alguns países como Austrália, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Tailândia e Indonésia. 

A imunização mais comumente exigida é contra a febre amarela que, para garantir o efeito já na chegada ao destino, deve ser feita pelo menos 10 dias antes da viagem. Alguns países chegam a impedir a entrada de estrangeiros procedentes de regiões com risco de contaminação por febre amarela, como o Brasil, e que não possuam o CIVP.

Como adquirir o CIVP
Segundo a Anvisa, o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia pode ser emitido nos 88 Centros de Orientação de Viajantes da Anvisa espalhados por todo o Brasil. No momento da emissão do CIVP, é exigido o Cartão Nacional de Vacinação, que comprova a imunização exigida pelo país de destino, e um documento de identidade original e com foto. Para garantir um atendimento mais rápido nos Centros de Orientação ao Viajante, é possível realizar um cadastro antecipado no Sistema de Informações de Portos, Aeroportos e Fronteiras. 

Vacinas recomendadas
Embora não seja obrigatório apresentar certificado de imunização nesses casos, há vacinas que sempre são recomendadas para praticamente todos os destinos. Entre elas, estão as que previnem hepatite A, hepatite B, febres tifóide, tríplice viral e difteria-tétano. Algumas delas fazem parte do calendário de vacinação brasileiro, mas é preciso estar atento sobre a necessidade repetir a dose antes da viagem, em caso de a imunização ter sido feita há muito tempo.

Imunização contra febre amarela
África do Sul, Albânia , Angola, Arábia Saudita, Austrália, Bahamas, Barbados, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, China, Egito, Índia, Indonésia, Jamaica, Maldivas, Mali, México, Nepal, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa, Seychelles, Tailândia.

Imunização contra a poliomelite
Arábia Saudita e Paquistão.

Imunização contra a meningite meningocócita
Arábia Saudita.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade