0

Torreón

Torreón tem versão mexicana do Cristo Redentor

  • separator
  • 0
  • comentários

Uma estátua de Cristo enorme, com os braços abertos, situada no alto de um monte. Não, não é o Rio de Janeiro. Trata-se de Torreón, cidade do norte do México que tem sua própria versão do monumento.

A versão de Torreón é a terceira maior estátua de Cristo na América Latina, ficando atrás apenas das do Rio de Janeiro e de Cochabamba, na Bolívia
A versão de Torreón é a terceira maior estátua de Cristo na América Latina, ficando atrás apenas das do Rio de Janeiro e de Cochabamba, na Bolívia
Foto: Divulgação

Localizada no estado de Coahuila, cerca de mil quilômetros ao norte da capital do país, Torreón é um dos mais importantes polos econômicos e industriais do México, principalmente nos setores agrícola, têxtil, metalúrgico e químico. A cidade também é um importante centro de comércio e serviços.

Apesar de as primeiras incursões espanholas na região datarem de 1566, Torreón só começou a se desenvolver, de fato, no século 20, com a inauguração de uma estrada de ferro ligando a cidade com El Paso, na fronteira com os Estados Unidos. Assim, a população saltou de apenas 200 habitantes, em 1892, para 34 mil em 1910. Hoje, Torreón tem mais de 600 mil habitantes.

Quem visita a cidade deve estar preparado para encarar temperaturas extremas. O clima semidesértico da região faz com que os dias sejam muito quentes e as noites, bem frias.

Além da estátua do Cristo de las Noas, que mede mais de 20 metros e é semelhante ao Cristo Redentor brasileiro, a cidade conta com outras atrações, como o Canal de la Peria, uma passagem subterrânea usada para exposições artísticas e outras manifestações culturais.

Muitos museus locais ajudam a contar a rica história do México, como o Museu Regional de la Laguna, Museu da Revolução e o Museu Arocena, que reúne obras de arte pré-colombianas e contemporâneas.

Também merecem destaque o Bosque Venustiano Carranza, que abriga diversos eventos esportivos e culturais realizados na cidade, além do Parque Fundadores, com um teatro ao ar livre capaz de receber mil espectadores.

A Feira do Algodão, realizada em setembro, é um dos grandes eventos de Torreón, com atrações que vão desde corridas de touro a apresentações musicais. Já o Laguna DrumFest, que acontece em outubro, é a pedida ideal para os amantes da música, pois reúne grandes bateristas do México e de outros países. Para completar, a cidade também se destaca no futebol, pois é a casa do Santos Laguna, atual campeão mexicano.

Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade