1 evento ao vivo

São Paulo

Fasano traz boa comida e luxo até nos detalhes

  • separator
  • comentários

O homem de terno e gravata lê o cardápio feito de couro com detalhes dourados. No menu, um prato acima de R$ 650, o caviar Ossetra. Já na carta de vinhos, 90% das bebidas alcançam os três dígitos. A mesa de mogno traz talheres de prata e louça com o logotipo do restaurante mais sofisticado do Brasil, onde políticos, banqueiros, famosos e executivos passam algumas horas de prazer ao som de piano ao vivo. Bem-vindo ao Fasano.

O restaurante é o carro chefe de um grupo gastronômico e hoteleiro que conta com tratorias, bistrôs, bares e hotéis em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Punta del Este, além de um hotel na Fazenda Boa Vista, no interior paulista. A história desse conglomerado tem mais de um século. Em 1902, o italiano Vittorio Fasano chegou ao Brasil e abriu a casa Brasserie Paulista, no centro de São Paulo. O negócio foi continuado pelo filho Ruggero, seguido pelo neto Fabrizio e, posteriormente, pelo bisneto Rogério.

Ao longo do tempo, o Fasano passou por diferentes endereços, e desde 2003 está situado no lobby do hotel de mesmo nome, localizado em uma travessa da rua Haddock Lobo, no sofisticado bairro dos Jardins. O nome da rua onde fica o estabelecimento, aliás, foi alterado de Taiarana para Vittorio Fasano. Justa homenagem?

Considerado o melhor restaurante da cidade em 2012 por uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a casa italiana não lembra em nada a tradicional cantina da “mama”. Pelo contrário. Luxo é a palavra perfeita para definir o salão de 80 lugares e duas bancadas que reúnem o que há de melhor em vinhos e champanhes. O príncipe de Gales, Fidel Castro e o ex-presidente norte-americano Dwight Eisenhower já desfrutaram de uma noite no Fasano.

Atualmente a cozinha é comandada pelo chef italiano Luca Gozzani, mas até junho deste ano era chefiada por seu premiado compatriota Salvatori Loi, que permaneceu 13 anos no posto. O cardápio está em dois idiomas (italiano e português) e traz antepastos, carnes, risotos, massas e peixes.

O serviço do restaurante é menos formal do que se pensa. Garçons e o sommelier tornam a experiência do cliente ainda mais prazerosa. Simpáticos e educados, os funcionários estão sempre prontos para ajudar o freguês com naturalidade e um sorriso no rosto. “Sinta-se em casa” é um velho bordão, acredite.

Tudo isso tem um preço. Um jantar para duas pessoas, incluindo couvert, bebida (vinho), prato principal e sobremesa sai por volta de R$ 800. Claro que se o pedido incluir o famoso caviar Ossetra o valor atinge os quatro dígitos facilmente. Nada absurdo para o público que frequenta a casa, ao que parece. No salão não é raro ouvir executivos falando em inglês ou espanhol na tentativa de fechar um negócio.

O bar merece um parágrafo à parte. As poltronas de couro cru recebem confortavelmente o cliente, como se fossem um convite para passar alguns minutos no balcão. O barman logo pergunta sobre a bebida e, em poucos segundos, um pote de pistache já está ao alcance do freguês. O drink vem em seguida.

Serviço

Hotel Fasano
Rua Vittorio Fasano, 88, Cerqueira César
11 3062.4000 / www.fasano.com.br
Reserva obrigatória em qualquer noite
 

Mesas de mogno, talheres de prata e louça com o logotipo do restaurante mais sofisticado do Brasil: bem-vindo ao Fasano
Mesas de mogno, talheres de prata e louça com o logotipo do restaurante mais sofisticado do Brasil: bem-vindo ao Fasano
Foto: Fasano
Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade