1 evento ao vivo

San Juan PR

Parque perto de San Juan tem cavernas de milhões de anos

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Entrada da Caverna Clara, a primeira do tour pelo Parque das Cavernas do Rio Camuy
Entrada da Caverna Clara, a primeira do tour pelo Parque das Cavernas do Rio Camuy
Foto: Per Aspera/ Creative Commons

A uma hora de San Juan fica uma das atrações naturais mais impressionantes de Porto Rico: o Parque das Cavernas do Rio Camuy. O complexo de 108 hectares, localizado no noroeste da ilha caribenha, é formado por um conjunto de cavernas formadas há milhões de anos pelo rio subterrâneo que dá nome ao parque.

Descoberto em 1958, o sistema de cavernas foi transformado em parque em 1987. Atualmente, três delas estão abertas para visitação: Clara, Tres Pueblos e Espiral. O parque oferece visitas guiadas e é possível chegar ao local de carro ou de ônibus partindo de San Juan, mas é preciso planejar bem o passeio. O parque fecha na maior parte dos feriados e na época de chuvas. Além disso, a administração só admite um número limitado de visitantes por dia. Por isso, o ideal é ligar antes para confirmar se o lugar está aberto e chegar cedo, até as 10h30.

Ao entrar no parque, o visitante deve assistir a um vídeo que explica as regras dentro das cavernas e se integrar a um grupo que será orientado por um guia durante o percurso. Após esses preparativos, é hora de desfrutar o visual exuberante dessas formações geológicas, com estalactites e estalagmites que adornam o chão, o teto e as paredes.

O cuidado mais evidente é para não escorregar. Com a água do rio e a umidade típica do local, a superfície pode ficar bem escorregadia. Por isso, o melhor é ir com um tênis que tenha relevos na sola. E cuidado com a cabeça também. As estalactites podem atingir os mais altos – ou os mais distraídos.

A primeira caverna do trajeto é Caverna Clara. Depois de uma caminhada de 15 minutos é possível ver o rio Camuy. No caminho existe um lugar onde o turista pode provar a água da “fonte da juventude”. Segundo as autoridades do parque, meio milhão de morcegos vivem no local. Mas, como eles têm hábitos noturnos, provavelmente estarão dormindo durante a visita. Em parte do passeio, no entanto, é possível vê-los pendurados no teto das cavernas.

O tour – que é orientado por guias que falam inglês ou espanhol – termina depois que o grupo passa pelas três cavernas abertas à visitação. Depois disso, dá para relaxar na área para piquenique, fazer trilhas, ou, ainda, almoçar no pequeno restaurante do parque e depois fazer umas compras na loja de lembrancinhas. 

Veja também:

Salada de batata com bacon
Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade