1 evento ao vivo

San Juan PR

Parque nacional de Porto Rico abriga floresta tropical

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
A Torre Yokahú, foi construída em 1962 para funcionar como observatório. De lá, é possível admirar boa parte do parque
A Torre Yokahú, foi construída em 1962 para funcionar como observatório. De lá, é possível admirar boa parte do parque
Foto: vxla/ Creative Commons

O Parque Nacional de El Yunque fica a apenas 56 Km de San Juan. É o lugar ideal para aproveitar com a família ou os amigos, já que tem espaço para a prática de atividades físicas, como caminhada e rafting, e é possível se refrescar nas cachoeiras e piscinas naturais do complexo. O parque ocupa uma área de 113 Km² e recebe 600 mil visitantes de todo o mundo por ano.

Em 2013, o Parque comemora 110 anos de existência. As cachoeiras de La Mina e La Coca são os principais pontos de visitação. Em La Mina, há corredeiras que servem para a prática do rafting e, mais para a frente, a água forma piscinas naturais onde é possível relaxar. Já La Coca fica mais próxima da mata fechada. Foi perto dela que um turista norte-americano ficou perdido por 12 dias em 1997 após sair da trilha.

Hoje, a maior parte das trilhas é curta – algumas têm menos de 3km – e pavimentada, o que facilita a localização e possibilita que até pessoas sedentárias possam percorrê-las. Há sinalização que indica onde fica este ou aquele ponto turístico e é possível contratar um guia para acompanhar a visita.

Próximo a La Coca é possível observar mais um ponto de destaque, a Torre Yokahú, construída em 1962 para funcionar como observatório. A vista dali é realmente incrível – é possível contemplar o parque em quase toda a sua extensão. Como é um dos pontos preferidos pelos turistas, é bom se preparar para gastar um bom tempo por lá.

Como é de se esperar em uma floresta tropical, chove muito! Por isso, fauna e a flora têm características próprias e a região tem espécimes peculiares, como o coquí, um tipo de sapo muito pequeno, conhecido como o “pequeno sapo cantor da árvore”, que não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo. A música serve para atrair o parceiro para o acasalamento. O horário mais comum da cantoria é durante a tarde e o espetáculo aumenta o volume e a intensidade na chuva.

O que acontece no parque é que há uma predominância de animais pequenos. A população de sapos da floresta é uma das mais densas do mundo! São 14 espécies só do sapo coquí. Isso para não contar os outros sapos, lagartos e grande variedade de pássaros.

A chuva se concentra no topo do monte El Yunque, onde está localizada a Floresta do Duende. Pela grande concentração de água e chuva, poucas espécies são capazes de sobreviver por lá. Por isso é que as plantas e animais são tão específicos. Mesmo assim, a biodiverisdade é grande. Só de árvores, são 240 espécies, sendo que 23 delas são exclusivas desta floresta. 

Veja também:

Salada de batata com bacon
Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade