2 eventos ao vivo

San Juan PR

Para ir a Porto Rico, visitante precisa de visto dos EUA

  • separator
  • 0
  • comentários

A peculiar historia de Porto Rico tem consequências diretas para os brasileiros que querem visitar o território. Para entrar na ilha caribenha exige-se o mesmo visto e os mesmos procedimentos necessários para pisar em solo norte-americano. Isso porque, desde 1898, Porto Rico é um território autônomo dos Estados Unidos.
 

Porto Rico é um território autônomo dos Estados Unidos e, por isso, é preciso visto norte-americano para entrar no país. O dólar é a moeda corrente, e o inglês é língua oficial, assim como o espanhol
Porto Rico é um território autônomo dos Estados Unidos e, por isso, é preciso visto norte-americano para entrar no país. O dólar é a moeda corrente, e o inglês é língua oficial, assim como o espanhol
Foto: Sean Pavone Photo/Shutterstock

O brasileiro que for visitar Porto Rico, portanto, tem de procurar o Consulado dos Estados Unidos para solicitar um visto de entrada. Para quem for a passeio, o tipo requerido é o visto B-2. Se for viajar a negócios, é preciso o B-1, mas apenas se não receber remuneração de nenhuma fonte norte-americana. Para ambos, é preciso pagar uma taxa que, em junho de 2013, era de US$ 160.
 

Nos dois casos é necessário preencher o formulário DS-160 pela internet, em inglês, que deverá ser impresso e entregue no consulado no dia da entrevista. Dica: salve frequentemente as respostas, pois há um tempo limite de preenchimento. Depois disso, agende uma entrevista no consulado no próprio site. Além disso, o viajante tem de apresentar um passaporte válido por, no mínimo, seis meses, e uma foto 5x5. Leve, também, documentos que atestem recursos suficientes para cobrir as despesas relativas à viagem e estadia nos EUA, e comprovante de residência no Brasil.
 

Todas as informações sobre visto podem ser encontradas no site do Consulado dos Estados Unidos no Brasil (http://portuguese.saopaulo.usconsulate.gov/ ou http://portuguese.riodejaneiro.usconsulate.gov/).
 

Mais uma consequência óbvia de Porto Rico ser um território dos Estados Unidos é que a moeda circulante é o dólar norte-americano. Pelo mesmo motivo, o inglês também é uma das línguas oficiais, falada por praticamente toda a população. A outra é o espanhol.
 

Não existem companhias que façam voos diretos do Brasil até Porto Rico. Há, no mínimo, uma parada durante o percurso para quem sai de São Paulo ou Rio de Janeiro. O viajante para em cidades como as norte-americanas Miami, Atlanta e Charlotte, ou, também, na Cidade do Panamá. Várias companhias fazem o percurso com uma escala: a Tam, a Gol, a American Airlines, a Delta, a Copa e a US Airways.
 

Os viajantes chegam ao Aeroporto Internacional Luis Munõz Marin, localizado em Carolina, a 5 quilômetros do centro de San Juan. Para chegar à capital de Porto Rico, pode-se alugar um carro em uma das várias lojas do aeroporto. A maioria dos hotéis, no entanto, oferece serviços de van para transportar seus hóspedes. Há ainda a opção de pegar um táxi ou, para quem está com pouca bagagem, um ônibus.
 

Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade