PUBLICIDADE

Miami

Artista brasileiro cativou Miami com obras alegres e ‘fofas’

Compartilhar
Exibir comentários
Romero Britto posa ao lado de uma de suas criações: cores fortes e temáticas alegres são as marcas registradas do artista
Romero Britto posa ao lado de uma de suas criações: cores fortes e temáticas alegres são as marcas registradas do artista
Foto: Divulgação/ Romero Britto

O pintor e escultor Romero Britto é um dos artistas plásticos mais conhecidos atualmente. O pernambucano é famoso por quadros e escultura que misturam pop art, cubismo e até a arte gráfica presente nas histórias em quadrinho. Alguns críticos definem sua obra como “arte da cura”, pois as peças de Britto estão repletas de cores fortes, pessoas alegres, animais “fofos” e paisagens floridas. 

Com mais de 20 anos de carreira e duas galerias – uma na badalada rua Lincoln Road, em Miami, e outra na luxuosa rua Oscar Freire, em São Paulo – Britto já expôs em mais de 100 museus pelo mundo. Isso inclui o tradicional Carrousel du Louvre em 2008 e 2010. O artista tem um grande número de obras expostas em lugares públicos como o O2 Dome, em Berlim, o Hyde Park, em Londres, o aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, e em uma apresentação do Cirque du Soleil na 41ª edição do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano.

Além de obras de arte e monumentos, Britto também assina o design de produtos licenciados. Ele já se associou a dezenas de marcas pelo mundo, como LG, Dorel Juvenile Group, Giftcraft e Heys Luggage. O artista produz uma variedade de itens como malas, bichos pelúcia, livros para colorir, canetinhas, louça, roupas e muitos outros.

Aliás, foi graças ao uso de sua obra em uma marca, a vodca Absolut, que o artista ficou conhecido. Em uma campanha de 1988, a arte de Britto foi usada, junto com a de Andy Warhol e Keith Haring, e catapultou o pintor para a fama. Celebridades como Pelé e Arnold Schwarzenegger são colecionadores assumidos de sua obra.

A relação com os famosos aparece também na área dos retratos. O artista já fez quadros de dezenas de celebridades, como a cantora Madonna, a modelo Gisele Bündchen, o cantor Michael Jackson e até a presidente Dilma Rousseff.

Reconhecendo o recifense como um importante representante da arte brasileira no exterior, o pintor foi um dos destaques da escola de samba Renascer de Jacarepaguá que, em 2012, homenageou-o com o enredo “O artista da alegria dá o tom na folia”. Além disso, Britto foi escolhido como embaixador da Copa do Mundo de 2014 e criou o pôster oficial da Copa de 2010. Em 2011, a pedido da presidente Dilma, desenhou a logomarca da Rede Cegonha, projeto que presta assistência a 61 milhões de gestantes, mães e seus bebês.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade