PUBLICIDADE

Cidade do México

Restaurante na Cidade do México é um dos melhores do mundo

ver comentários
Publicidade
Em 2012, o Biko foi eleito o 38° melhor restaurante do mundo pela revista Restaurant
Em 2012, o Biko foi eleito o 38° melhor restaurante do mundo pela revista Restaurant
Foto: Biko / Divulgação

Eleito o 38° melhor restaurante do mundo em 2012 pela revista “Restaurant” – uma das mais conceituadas do segmento –, o Biko é tratado como um ponto turístico na Cidade do México. Por isso, não estranhe se ouvir pessoas conversando em inglês ou outro idioma na mesa ao lado.

Localizado na avenida Presidente Masaryk, no distrito de Polanco, o restaurante-bar apresenta um menu ditado pela cozinha gachupa – uma fusão entre as culinárias basca e mexicana –, e comandada pelos conceituados chefs Bruno Oteiza e Mikel Alonso.

A casa segue uma série de procedimentos que explicam seu reconhecimento internacional. Um deles é utilizar alimentos da época para garantir seu frescor. Os outros se resumem em criatividade na elaboração dos pratos e a insaciável busca por conhecimento gastronômico.

No cardápio pode-se encontrar ingredientes clássicos de ambas cozinhas, como presunto, carne de porco, robalo, taco, assim como pratos mais elaborados, como foie gras, sopa de cogumelo, ravióli de lulas, bacalhau com ratatouille, cordeiro, dentre outros.

Para quem está em dúvida sobre o que comer, a dica é pedir o menu degustação. São cinco pratos (algodão doce com foie gras é um deles) acompanhados de aperitivos e café. Custa aproximadamente R$ 100 e a bebida é à parte. A carta de vinho conta com quase 100 opções, entre chilenos, argentinos, espanhóis, franceses.

Além disso, o restaurante possui uma área exclusiva para eventos, a Casa Biko.Trata-se de um espaço com mesa de jantar, cozinha moderna, sala de estar, sistema de som e tv de plasma, muito utilizado por empresários ou mesmo famílias.

Dupla de ouro
A palavra biko deriva de “bikote”, que em basco significa casal. Oteiza nasceu na cidade basca San Sebastián, onde iniciou a carreira aos 14 anos limpando caranguejo. Antes de mudar-se para o México, trabalhou em restaurantes renomados na Europa e fez programas culinários na de tv.

Alonso nasceu em Biarritz, na França, e também serviu em restaurantes europeus no começo da carreira. Foi chef de eventos especiais da embaixada da Espanha no México, onde posteriormente abriu o restaurante Biko junto com Oteiza.

Serviço

Restaurante Biko
Rua Presidente Masaryk, 407, Polanco
Tel.: 00xx 52 55 5282.2064
De segunda a sábado, das 13h30 às 17h e das 20h às 23h
Fechado na última semana de dezembro e na primeira de janeiro

 

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade