PUBLICIDADE

Cidade do México

Lutadores mascarados arrastam multidões na Cidade do México

ver comentários
Publicidade
A luta livre é uma das grandes atrações culturais do México, levando multidões a ginásios como a Arena México
A luta livre é uma das grandes atrações culturais do México, levando multidões a ginásios como a Arena México
Foto: Carlos Adampol Galindo/Creative Commons

Grandes lutadores entram no ginásio e são saudados por uma multidão fanática que lota as arquibancadas. Em quase todos os cantos do mundo, este cenário descreveria uma luta de MMA, mas no México a grande febre são os espetáculos de luta livre. E como não poderia deixar de ser, os melhores duelos são realizados na Cidade do México.

Esses embates se caracterizam por muitos movimentos plásticos, boa parte deles aéreos, e quase todos os lutadores utilizam máscaras coloridas, que definem sua personalidade dentro do ringue. Elas têm um papel tão importante para o espetáculo que, caso um competidor arranque a máscara do outro, acaba desqualificado.

Uma das grandes tradições do país são as “luchas de apuestas”, que acontecem quando dois competidores de grande rivalidade definem que o perdedor será desmascarado ao final do duelo. Outra característica marcante são os filhos de lutadores bem sucedidos que seguem os passos dos pais nos ringues, formando verdadeiras dinastias de competidores.

As origens da luta livre no país remontam à ocupação francesa, em meados do século 19, mas o grande marco que impulsionou sua popularidade foi a chegada ao México de uma famosa companhia italiana de lutadores, em 1910.

Aproveitando o sucesso, muitas outras passaram pelo país nos anos seguintes, até que em 1933 foi criada a Empresa Mexicana de Luta Livre, hoje conhecida como Conselho Mundial de Luta Livre. Além desta, outra organização de sucesso no país é a Assistência, Assessoria e Administração (AAA), criada em 1992.

Juntas, elas fizeram da luta uma das mais marcantes atrações culturais do país, formando grandes ídolos nacionais, como Atlantis, Axel, Blue Panther e Místico. O principal palco destes espetáculos é a Arena México. Com capacidade para quase 18 mil espectadores, ela recebeu eventos durante os Jogos Olímpicos de 1968 e hoje é o maior templo da luta mexicana.

Serviço:

Arena México
Rua Doctor Lavista, 203, Colonia Doctores, Cidade do México
+52 55 5588 2995

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade