PUBLICIDADE

Cidade do México

Antigo bairro de mansões é polo cultural da Cidade do México

ver comentários
Publicidade
Localizado em uma antiga mansão, a Casa Lamm reúne em um mesmo lugar espaço para exibições, restaurante e livrarias, e é um dos destaques do bairro de Colônia Roma
Localizado em uma antiga mansão, a Casa Lamm reúne em um mesmo lugar espaço para exibições, restaurante e livrarias, e é um dos destaques do bairro de Colônia Roma
Foto: Creative Commons

Com uma rica história que vem desde o período colonial, Colônia Roma é um dos bairros mais interessantes da Cidade do México. Originalmente uma propriedade rural do conquistador espanhol Hernán Cortés, a área começou a ser urbanizada no século 19, e na década de 1920 se tornou uma área aristocrática, onde foram construídas mais de mil mansões. Hoje as luxuosas residências continuam lá, mas muitas delas abrigam espaços culturais, bares e restaurantes. 

A transformação foi uma resposta à decadência vivida pela região a partir da década de 1970, quando os moradores mais ricos começaram a se mudar para outras partes da cidade. A crise se aprofundou com o terremoto que atingiu a capital mexicana em 1985 e causou grande destruição no bairro. A tragédia, no entanto, fez com que associações de moradores começassem a se mobilizar para preservar o patrimônio arquitetônico e revitalizar a área.

Hoje, o local se destaca pelo multiculturalismo. Durante o dia, seus parques, livrarias e galerias de arte oferecem ótimas opções de passeio e lazer. De noite, as ruas do bairro viram uma verdadeira festa, com uma infinidade de bares e restaurantes, além de peças de teatro e concertos ao ar livre.

Entre os locais mais badalados do bairro estão o Centro Cultural Casa Lamm, que reúne, em um mesmo lugar, espaço para exibições, restaurante e livraria. Já a Casa Universitária do Livro fica em um prédio onde funcionou a embaixada brasileira durante a Segunda Guerra Mundial, e recebe mais de 250 eventos anuais, entre conferências, seminários, debates e lançamentos.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade