PUBLICIDADE

Caracas

Estádio de beisebol em Caracas é Patrimônio da Humanidade

ver comentários
Publicidade
Estádio Universitário é a casa dos Leones del Caracas, equipe mais popular e vitoriosa da Venezuela
Estádio Universitário é a casa dos Leones del Caracas, equipe mais popular e vitoriosa da Venezuela
Foto: Creative Commons

Não se surpreenda se você sentar em uma mesa de bar em Caracas e ninguém estiver falando de um pênalti polêmico que ocorreu na última rodada do campeonato nacional de futebol. Diferentemente do que ocorre no Brasil, a Venezuela respira beisebol. Então, é bem mais provável que o assunto da semana seja uma rebatida espetacular que resultou em um home run. Essa paixão pelo esporte rendeu à cidade um ponto turístico inusitado: um estádio de beisebol considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O Leones del Caracas, principal equipe de beisebol da Venezuela, manda seus jogos no Estádio Universitário de Caracas, uma arena multiuso com capacidade para 22.690 torcedores. Inaugurado em 1952, o campo fica dentro da Cidade Universitária de Caracas, que em 2000 foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco por ser considerada uma obra-prima de planejamento urbano.

O beisebol começou a ganhar popularidade no país em 1941, quando a Venezuela venceu o Campeonato Mundial. Quatro anos depois, várias empresas se juntaram para criar a Liga Venezuelana de Beisebol Profissional. Dentre as equipes que deram origem à competição estava a Cerveceria Princesa, que mais tarde se tornaria o Leones del Caracas.

Caracas: Uma capital inovadora:

O Leones foi inspirado no nome da oficial da cidade, Santiago de León de Caracas, e hoje é a agremiação mais vitoriosa do país, tendo faturado a liga em 17 oportunidades (a última delas na temporada 2009/2010). Além disso, o time ganhou por duas vezes a Caribbean Series, principal competição de beisebol da América Latina, reunindo times de México, República Dominicana, Porto Rico e da própria Venezuela.

Desde sua criação, os Leones mantém uma rivalidade histórica com os Navegantes del Magallanes, que também têm uma das maiores torcidas da Venezuela. As duas equipes já disputaram a final da liga nacional em três ocasiões, sendo que o time da capital triunfou apenas uma vez. Recentemente, os Tiburones de La Guaíra também passaram a mandar seus jogos no Estádio Universitário, fazendo das partidas contra os Leones um novo clássico local.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade