PUBLICIDADE

buenos Aires

Teatro em Buenos Aires está entre os cinco melhores do mundo

ver comentários
Publicidade
Inaugurado em 1908, o Teatro Colón é famoso por ter uma das melhores acústicas do mundo
Inaugurado em 1908, o Teatro Colón é famoso por ter uma das melhores acústicas do mundo
Foto: Governo da Cidade de Buenos Aires/Creative Commons

Com uma arquitetura bela e diversificada, o Teatro Colón, em Buenos Aires, já foi considerado uma das melhores casas de espetáculos eruditos do mundo pelo tenor italiano Luciano Pavarotti. Segundo ele, a acústica do local está à altura do Scala de Milão e das óperas de Viena, Dresden e Paris.

A ideia da construção do teatro surgiu no século 19, quando grandes companhias desembarcaram na Argentina, mas não encontraram um lugar apropriado para se apresentar. Assim, em 1857, era inaugurado o primeiro Teatro Colón, que ficava na famosa Praça de Maio, região central da cidade.

No entanto, depois de 30 anos, as autoridades argentinas decidiram criar um novo espaço para espetáculos, e, em 1890, começou a construção do Teatro Colón atual, localizado entre as ruas Cerrito, Viamonte, Tucumán e Liberdade. A obra demorou quase 20 anos para ser concluída e se destaca pela beleza e diversidade de estilos arquitetônicos, já que o projeto foi conduzido por três profissionais diferentes.

Inicialmente, a empreitada ficou a cargo de Francesco Tamburini, que deu o pontapé inicial em 1890, mas faleceu no ano seguinte. Victor Meano assumiu a responsabilidade, mas o projeto parou por razões financeiras. Em 1904, Meano faleceu, e coube ao belga Jules Dornal finalizar as obras, deixando sua marca no estilo francês da decoração. Finalmente, em 1908, era inaugurado o novo Teatro Colón.

Hoje, a casa tem 2.478 lugares, mas é capaz de receber outras 500 pessoas em pé. O salão principal é em formato de ferradura, baseado nos padrões de palcos eruditos de França e Itália. Ao longo de mais de um século de existência, o teatro já recebeu grandes compositores como Richard Strauss e Igor Stravinski, maestros como Arturo Toscanini, bailarinas como Anna Pavlova, e intérpretes como Luciano Pavarotti.

Serviço

Teatro Colón
Cerrito, 628, Buenos Aires
+54 11 4378-7100

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade