PUBLICIDADE

Bogotá

Ônibus atendem mais de 1,8 milhão de passageiros por dia

Compartilhar
Exibir comentários

Por anos, Bogotá foi abastecida por um sistema de transporte ineficiente, com ônibus sucateados e de pouca mobilidade devido ao trânsito local. A partir do ano 2000, no entanto, essa situação começou a mudar com a implantação do TransMilenio, um moderno sistema de ônibus articulados que circulam por faixas exclusivas.

Ônibus da TransMilenio, o maior sistema de transporte público da Colômbia
Ônibus da TransMilenio, o maior sistema de transporte público da Colômbia
Foto: Pedro Felipe / Creative Commons

O projeto foi inspirado no sistema de transporte de Curitiba, mas com algumas melhorias, de acordo com a prefeitura local. O principal aperfeiçoamento em relação à capital paranaense é que em Bogotá os veículos circulam por duas faixas em cada direção, o que permite a ultrapassagem entre os ônibus. Além disso, não há cruzamentos. Hoje, 42% da população utiliza o coletivo para se locomover.

O sistema, composto por 11 linhas e 135 estações, é o maior da Colômbia e é abastecido por outras linhas de ônibus mais antigas. O TransMilenio transporta 1,8 milhão de passageiros por dia e tem uma frota com mais de 500 veículos. A implantação do projeto custou cerca de US$ 300 milhões aos cofres públicos. Assim como o Bilhete Único utilizado em São Paulo, a passagem em Bogotá é paga com um cartão recarregável. O bilhete para uma viagem custa 1750 pesos colombianos, o equivalente a quase R$ 2.

Bogotá ainda não tem uma rede de metrô, portanto, o melhor mesmo é tomar táxis, alugar carros, ou utilizar o transporte público. Segundo a TransMilenio, até setembro mais de 4 bilhões de passageiros passaram por todas as linhas, que atendem 318 bairros da capital.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade