PUBLICIDADE

Bogotá

Marco zero de Bogotá é envolto em lendas urbanas

Compartilhar
Exibir comentários
Reza a lenda que Bogotá teve início nesta praça. Não importa mais se é verdade ou não, ela já virou ponto turístico
Reza a lenda que Bogotá teve início nesta praça. Não importa mais se é verdade ou não, ela já virou ponto turístico
Foto: Baiji/ Creative Commons

O Chorro de Quevedo é daqueles lugares repletos de histórias curiosas – e improváveis. Trata-se de uma praça no centro de Bogotá, na região de La Candelaria. Alguns historiadores apostam que foi o marco zero da capital colombiana, o ponto em que o conquistador espanhol Gonzalo Jimenez de Quesada a fundou, em 1538. Segundo a lenda, ele construiu por lá uma réplica da terra prometida, com 12 cabanas, uma igreja e um mercado. Outros especialistas acreditam que o crédito de pedra fundamental de Bogotá deve ficar com a Catedral Primada, na Plaza Bolívar.

Ainda de acordo com as histórias, o Chorro de Quevedo foi comprado por um padre chamado Quevedo, responsável pela instalação de uma fonte de água pública. A fonte – hoje sem água – servia para que as pessoas abastecessem suas casas. Em 1896, porém, uma parede desabou, destruiu o chafariz e alguns domicílios ao redor.

A reconstrução ocorreu em 1969, com base em fotos antigas. Sem água, os turistas não jogam suas moedas na fonte, mas as oferecem aos nativos em troca de um história para continuar alimentando a lenda.

Mesmo que o local não tenha marcado o início da capital colombiana, vale a visita. Há uma grande concentração de cafés e restaurantes no entorno, ideais para degustar o famoso café colombiano e descansar das andanças pelas redondezas. O anoitecer é interessante, mas não só pela vista. Por conta da presença também de bares, é lá o ponto de encontro dos jovens. Com sorte, você se depara com boas apresentações de música ao vivo.

A fonte ao centro da praça é rodeada por casinhas de paredes brancas e tetos de barro – parece até uma maquete –, e a Iglesia de La Candelaria está a poucos metros.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade