PUBLICIDADE

Aguascalientes

Aguascalientes tem clima de negócios comparável ao da Suíça

Compartilhar
Exibir comentários
Aguascalientes tem um dos melhores climas de negócios da América Latina, o que tem atraído cada vez mais empresas para se instalar nos modernos edifícios que estão surgindo na cidade, segundo o Banco Mundial
Aguascalientes tem um dos melhores climas de negócios da América Latina, o que tem atraído cada vez mais empresas para se instalar nos modernos edifícios que estão surgindo na cidade, segundo o Banco Mundial
Foto: Juan Carlos González Romero/Creative Commons

Clima agradável, excelentes vinhos, exóticas touradas, tecidos de alta qualidade e uma feira com mais de 180 anos de tradição. Estes são apenas alguns dos inúmeros atrativos de Aguascalientes, cujo clima de negócios é considerado um dos melhores da América Latina, comparável ao da Suíça, de acordo com o Banco Mundial.

Desde 2002, um estudo elaborado pela instituição, intitulado “Doing business” (“Fazendo negócios”), analisa as condições oferecidas para o empreendedor em diversas partes do mundo. A pesquisa mede o grau de facilidade ou dificuldade de se abrir um negócio, conseguir as devidas permissões para construir, registrar uma propriedade e garantir o cumprimento de contratos, entre outros fatores. Com base nesses critérios, o Banco Mundial elabora um ranking global dos locais com clima mais favorável para os negócios. O levantamento realizado em 2012 mostrou que Aguascalientes oferece condições comparáveis às da Suíça.

Não é à toa, portanto, que diversas empresas multinacionais estão instaladas nos dois parques industriais do município, que é um polo econômico do México não só pela força de seu setor produtivo, mas também por abrigar um dos mais importantes eventos comerciais do país, a Feira Nacional de São Marcos. Realizada nos meses de abril e maio, ela atrai cerca de 7 milhões de visitantes todos os anos, com atrações como touradas realizadas em uma arena com capacidade para 15 mil espectadores, parque de diversões, jogos eletrônicos, exposições ao ar livre, e uma programação especial nos bares e casas noturnas locais.

O bom ambiente para os negócios, no entanto, não é o único atrativo desta cidade de 800 mil habitantes, localizada 510 quilômetros a noroeste da capital mexicana. Aguascalientes também se destaca como centro cultural e de desenvolvimento sustentável. Em 2012, a política de tratamento de resíduos sólidos do município lhe rendeu o título de cidade mais limpa da América Latina, segundo a International Solid Waste Association.

No mesmo ano, a cidade foi apontada pela ONU como exemplo de gestão de recursos hídricos durante o VI Fórum Mundial da Água, e atualmente mantém um sistema de bicicletas públicas instaladas em pontos estratégicos para serem usadas como meio de transporte pela população.  Por tudo isso, Aguascalientes ocupou, por três anos consecutivos, uma das primeiras posições no ranking das cidades com a melhor qualidade de vida no México, de acordo com pesquisa anual realizada pelo jornal Reforma.

Além de verde, Aguascalientes é uma cidade histórica. O Teatro Morelos, um dos principais centros culturais do município, foi palco da convenção que em 1914 selou a aliança entre os líderes rebeldes Emiliano Zapata e Francisco Villa durante a Revolução Mexicana. Mas esse não é o único patrimônio do município. O centro histórico conta com uma linda e diversificada arquitetura, e abriga diversos museus, incluindo um que leva o nome da cidade e conta com um rico acervo de obras de arte.

A Catedral Barroca é o edifício mais antigo da cidade – sua construção começou em 1575. Outra edificação importante é o Palácio do Governo, prédio do século 17 feito de pedra vulcânica vermelha. A cidade ainda abriga restaurantes de diversas nacionalidades, incluindo brasileiros, argentinos, uruguaios, italianos, chineses e japoneses, que formam a maior colônia estrangeira do local.

No âmbito esportivo, é sede do clube de futebol Necaxa, que já faturou o campeonato nacional em duas ocasões, além de ter se sagrado campeão continental em outras duas oportunidades (1975 e 1999).

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade