PUBLICIDADE

Site americano lista 31 escadarias memoráveis; confira

Publicidade

Às vezes, nem prestamos atenção na hora de subir ou descer degraus em escadarias banais. Mas acontece destas escadarias deixarem de ser um mero invento para se transformar na atração principal. Veja trinta e uma escadas e escadarias surpreendentes, escolhidas pelo site americano Travel and Leisure.

1. Tiger & Turtle, Duisburg, Alemanha
De longe, parece uma montanha-russa. Mas ao chegar mais perto percebe-se que a atração conhecida como Tiger & Turtle, na cidade alemã de Duisburgo, é uma gigantesca escadaria com 249 degraus e vista sobre o rio Reno. A pergunta que não quer calar é: como andar na escada pelo looping? Simples: não é possível e esta parte está fechada por uma barreira.

2. Livraria Lello, Porto, Portugal
Inaugurada em 1906, a livraria Lello é uma das mais bonitas do mundo. Vitrais e decorações neogóticas e art-nouveau fazem parte da beleza da livraria, mas o destaque fica com sua escadaria talhada em madeira, que leva até um átrio de vidro.

3. Abadia de Melk, Melk, Áustria
A 60 km de Viena, a Abadia de Melk tem vista para o rio Danúbio e uma arquitetura sublime. Sua escada espiral com estilo rococó é um dos detalhes que fazem desta beneditina um lugar encantador, com uma pintura rosa e dourada visualizada ao subir seus degraus.

4. Montanha Porta do Paraíso, Zhangjiajie, China
Próxima da cidade de Zhangjiajie, a área de Wulinguyuan reúne em vários parques algumas das maiores belezas naturais da China, com numerosos picos rochosos, cavernas, cachoeiras e florestas. O pico conhecido como Porta do Paraíso tem um imenso buraco, acessível através de uma escadaria de 999 degraus, após pegar um bondinho. O esforço vale a pena, o que fica evidente ao atingir o último degrau e se deparar com uma vista magnífica.

5. Baori Chand, Abhaneri, Índia
Pequena cidade fora de Jaipur, na região indiana do Rajastão, Abhaneri tem diversos poços chamados "baoris", que têm como função coletar água de chuva. Criado no século 9, o baori de Chand é um dos mais profundos e complexos, com treze andares e um sistema de escadarias com mais de 3.500 degraus.

6. Cedar Creek Treehouse, Monte Rainier, Estados Unidos
Destino pouco propício para pessoas com vertigem, o Cedar Creek Treehouse é uma casa de árvore num cedro de mais de duzentos anos. A casa tem um loft, cozinha e um observatório de vidro para apreciar melhor a natureza. Para chegar na casa é preciso subir uma escada que começa na base da árvore e sobe em espiral ao redor do tronco, até atingir uma altura de 15 metros acima do chão.

7. Escadaria de Mosaicos da 16th Avenue, San Francisco, Estados Unidos
Cada um dos 163 degraus da escadaria da 16th Avenue de San Francisco tem um painel de mosaicos que formam um grande e belo desenho. Os mosaicos de baixo ilustram o mar e conforme vão subindo, passam a representar o céu. O trabalho levou muitos anos de realização e foi completado em 2005.

8. Tulip Stairs, Greenwich, Inglaterra
Erguida no começo do século dezesseis, a residência real de Greenwich tem a primeira escada espiral auto-suficiente do Reino Unido. As flores que decoram a elegante escadaria deram o nome pela qual ficou conhecida: "Tulip Stairs", ou a escada das tulipas.

9. The Gray, Milão, Itália
O arquiteto italiano Guido Ciompu projetou 21 quartos diferentes para este hotel boutique estiloso do centro de Milão. O resultado é espetacular e o melhor exemplo é a suíte duplex com andares conectados por uma escadaria "flutuante" e futurista com degraus de madeira e uma estrutura de metal.

10. Museu de Arte Islâmica, Doha, Qatar
Inagugurado em 2008 numa ilha artificial da Baía de Doha, este museu conta com mais de 4.500 peças que reúnem o melhor da arte islâmica. Situada debaixo da cúpula da entrada principal, a escadaria dupla do museu dá as boas vindas aos visitantes.

11. Castelo de Blois, França
O Castelo de Blois, um dos mais belos do vale do Loire, era um dos prediletos de reis e rainhas da França durante o Renascimento. Quando o rei François 1º assumiu o trono em 1515, ele deixou sua marca no castelo, adicionando uma escadaria em espiral, que imita o estilo de uma torre.

12. Umschreibung, Munique, Alemanha
Criação do artista dinamarquês Olafur Eliasson, "Umschreibung" ("reescrevendo" em alemão) é uma escadaria com forma de dupla-hélice e 30 metros de altura. A escadaria, situada frente à sede de uma grande empresa alemã em Munique, é meramente decorativa, e não leva a lugar nenhum.

13. Escadaria Espiral do Museu do Vaticano, Itália
No fim da década de 1920, o papa Pio 12 encarregou o arquiteto Giuseppe Momo de conceber uma escadaria para a entrada do Museu do Vaticano. O desafio foi levado muito a sério e Momo criou uma impressionante escadaria espiral em forma de dupla-hélice decorada com anjos de bronze, colaboração do escultor Antonio Maraini.

14. Escadaria da capela de Loretto, Santa Fé, Estados Unidos
Situada em Santa Fé, no estado americano do Novo México, a Capela de Loretto conta com uma escadaria que é uma obra-prima e um mistério dos trabalhos em madeira. Conhecida como "escada dos milagres", a escadaria espiral não tem nenhuma coluna central para lhe dar estabilidade, numa construção inusitada e única.

15. Nossa Senhora dos Remédios, Lamego, Portugal
É preciso esforço para atingir esta igreja barroca no topo de uma escadaria de granito com 686 degraus. No caminho, pausas permitem recuperar o fôlego e admirar a paisagem e os detalhes da escadaria, com nove plataformas decoradas com azulejos, fontes e estátuas.

16. Escadarias da Casa Battló, Barcelona, Espanha
O arquiteto Antonio Gaudí mudou Barcelona para sempre, com obras como o Parque Güell e a Sagrada Família, entre muitas outras. A casa Battló é um dos prédios mais famosos de Gaudí e foi construída entre 1904 e 1906. Conhecida como "a casa dos ossos", a casa Battló tem uma escadaria de madeira que lembra uma coluna vertebral.

17. Scala, Wuppertal, Alemanha
O artista Horst Gläsker transformou uma escadaria banal da cidade de Wuppertal, no oeste da Alemanha, num ponto vibrante e colorido. Gläsker pintou de diversas cores os 112 degraus e escreveu palavras em alemão que evocam conceitos ligados às relações humanas, como amor e simpatia.

18. Apple Store West 14th Street, Nova York, Estados Unidos
A marca de Steve Jobs sempre foi conhecida por seu design e estilo modernos e inovadores. No oeste de Manhattan, a loja da Apple tem uma surpreendente escadaria de vidro em espiral que vai até o terceiro andar. A sensação ao subir os degraus de vidro é de estar caminhando sobre o ar.

19. Las Pozas, Xilitla, México
Construído pelo excêntrico poeta inglês Edward James em 1962 em Xilitla, centro do México, o jardim de Las Pozas esconde em meio à sua rica vegetação piscinas naturais e cachoeiras diversas esculturas e obras. Uma delas é a "escadaria ao céu", uma escada caracol que sobe vários níveis, mas não leva a lugar algum.

20. Grande Escadaria do Palais Garnier, Paris, França
A opulenta Grande Escadaria é um dos principais símbolos do Palais Garnier, também conhecido como Ópera de Paris. Ao pé da escadaria dupla de mármore deste cartão-postal da capital francesa, duas estátuas femininas seguram buquês de luz e fazem parte do charme da obra.

21. Contarini del Bevolo, Veneza, Itália
Subindo a torres cilíndrica de estilo gótico do Palazzo Contarini del Bevolo, em Veneza, uma escadaria espiral com arcos verticais e elegantes foi criada no século dezesseis. Ao chegar até o topo do Palazzo, além de ter apreciado uma bela obra arquitetônica, você terá uma vista panorâmica sobre Veneza e seus canais.

22. Louvre, Paris, França
A inclusão de duas pirâmides no Museu do Louvre causou muita polêmica em Paris em 1989, quando a obra foi revelada. Mas as pirâmides viraram ícones de Paris. Levam até o museu através de uma escada que virou uma entrada preferencial para conhecer incontáveis peças de arte e história.

23. Museu MAXXI Roma, Itália
O Museu MAXXI, museu de arte do século 21, é uma moderna estrutura que se alça em Roma e que causa uma forte impressão a todos os visitantes. A colossal escadaria de metal que conecta os diferentes níveis do museu faz parte do charme deste museu inaugurado em 2010.

24. Music Box Steps, Los Angeles, Estados Unidos
Originalmente construídos para pedestres indo da rua Vendome até Descanso Drive, estes degraus ganharam fama ao aparecer num filme do Gordo e o Magro, quando ambos tentam mover um piano pela escadaria. Hoje, o ponto virou um lugar icônico de Los Angeles e faz parte de seus principais roteiros turísticos.

25. Escadas a Lugar Algum, San José, California
A casa conhecida como Winchester Mystery House está recheada de elementos misteriosos e surpreendentes. A casa tem como uma de suas principais atrações sua escada que termina de maneira abrupta ao chegar ao teto. O propósito destas bizarras construções na casa é confundir os espíritos que, supostamente, assombram seus corredores.

26. Traversinersteg, Thusis, Suíça
Esta ponte pênsil em forma de escada suspensa foi projetada com o fim de superar uma subida íngreme sobre um barranco, perto da cidade de Thusis , sul da Suíça. Trata-se de uma ajudinha a amantes da natureza, que precisam subir 176 degraus para atravessar um abismo. A ponte-escada ficou pronta em 2005.

27. St. Pancras Hotel, Londres, Inglaterra
Esta grande escadaria dupla, com sua balaustrada de ferro original e carpetes estampados com desenhos vívidos conecta os três andares do hotel Saint Pancras, vizinho da estação homônima de Londres. O hotel foi restaurado em 2011, mas não perdeu seu estilo gótico do século dezenove.

28) Le Royal Monceau, Paris, França
A imponente escadaria com paredes espelhadas e pisos de azulejos domina o lobby do hotel Le Royal Monceau. As escadas levam a 149 quartos de luxo, redesenhados pelo renomado arquiteto Philippe Starck em 2010.

29. Armani, Nova York, Estados Unidos
A loja Armani de Manhattan foi inaugurada em 2009 na mítica 5ª Avenida. Os mais de 4 000 m² são espaço suficiente para ter um restaurante, uma loja de chocolate e numerosas coleções Armani. Uma fabulosa escada conecta os quatro andares da loja, com um design digno desta grife de luxo.

30. Universo em Cascada, Dumfries, Escócia
O Jardim da Especulação Cósmica da cidade de Dumfries, sul da Escócia, é uma criação do artista Charles Jencks, com obras e esculturas ligadas às ciências, com temas como buracos negros e fractais. A escadaria conhecida como "Universo em Cascada", foi criada para representar a evolução do universo e seu desenvolvimento, descendo da casa principal até o jardim da parte de baixo.

31. Palazzo dello Spagnolo, Nápoles, Itália
O Palazzo dello Spagnolo da cidade de Nápoles foi construído em 1738 e se destaca por sua arquitetura barroca e sua bela escadaria. Ao longo dos anos, os arcos da famosa escadaria aberta do centro histórico da cidade apareceram em diversos filmes, sendo Passione, de John Turturro, um dos mais recentes.




A escadaria espiral em forma de dupla-hélice decorada com anjos de bronze é destaque no Vaticano
A escadaria espiral em forma de dupla-hélice decorada com anjos de bronze é destaque no Vaticano
Foto: Andrew E. Larsen / Divulgação
Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Publicidade