Praia

publicidade
31 de maio de 2012 • 15h14 • atualizado às 16h21

Veja 30 paraísos tropicais para conhecer antes de morrer

Veja algumas das paisagens mais belas do planeta e escolha seu próximo roteiro
Foto: Kirkland Photos.com

Paraísos tropicais, com paisagens incríveis, natureza intocada e praias dos sonhos: o conjunto ideal para férias perfeitas. O site Lonely Planet selecionou dez destes paraísos, e o Terra complementou a lista para fazer você sonhar. Confira e escolha seu próximo destino:

1. Atiu , Ilhas Cook
Situadas no meio do Pacífico, as Cook são quinze ilhas que se encontram entre as mais preservadas e virgens do planeta. Nenhum grande resort espera pelos visitantes neste paraíso, pois o espaço é dominado por eco-turistas. A ilha de Atiu é uma das mais bonitas do arquipélago, com areias brancas, cavernas e uma densa vegetação.

2. Rangiroa,Polinesia
O atol de Rangiroa, um dos maiores do planeta, forma uma imensa lagoa protegida no noroeste da Polinésia Francesa. Destino dos sonhos de qualquer turista, Rangiroa tem mais de 240 ilhotes paradisíacos, perfeitos para relaxar sob o sol e mergulhar em águas puras e cristalinas.

3. Kuna Yala, Panama
O arquipélago de Kuna Yala, no caribe panamenho, é um dos poucos lugares do mundo onde ainda é possível curtir belas praias e ilhas em um paraíso totalmente preservado. Alojamentos rústicos, em pequenos bangalôs sobre a areia, são o que existe de mais desenvolvido em Kuna Yala, conhecido também como arquipélago de San Blas.

4. Cape Tribulation, Austrália
A 110 km da cidade de Cairn, no nordeste da Austrália, Cape Tribulation é um dos mais belos pontos do litoral do país. Com apenas pequenas pousadas para mochileiros e eco-turistas e muita natureza virgem, Cape Tribulation é um destino absolutamente único.

5. Ilhas Gili, Indonésia
Gili é um arquipélago composto por três ilhas paradisíacas no litoral da Indonésia. Situadas entre Bali e Lombok, as Gili têm Trawangan como ilha mais badalada, Meno como a mais tranquila e Air como ponto intermediário. Porém, as três fascinam pela beleza de suas praias e natureza abundante.

6. Fernando de Noronha, Brasil
O arquipélago de Fernando de Noronha é uma das maiores joias do litoral brasileiro. Apesar de pertencer ao estado de Pernambuco, a cidade mais próxima é Natal, no Rio Grande do Norte, a 360 km. Composto de 21 ilhas e ilhotas, o arquipélago tem praias paradisíacas e é famoso pela riqueza e transparência de suas águas, perfeitas para mergulhar.

7. Lalomanu, Samoa Ocidental
Estado independente da Polinésia, a Samoa Ocidental é formada por duas ilhas principais, Savai’i e Upolu. Situado no litoral leste desta última, o vilarejo de Lalomanu tem algumas das praias mais bonitas do planeta.

8. San Andrés y Providencia, Colômbia
O Caribe colombiano esconde algumas pérolas como o arquipélago de San Andrés y Providencia, no qual as diferentes tonalidades de azul, protegidas por uma grande variedade de corais, criam um panorama insuperável. O arquipélago está situado a 700 km do continente, saindo da belíssima cidade colonial de Cartagena.

9. Tulum, México
Natureza, sol e história se encontram no litoral de Tulum, na Península de Yucatán, no sudeste do México. Além de belas praias banhadas pelas águas do Caribe, Tulum apresenta também as únicas ruinas maias encontradas frente ao mar.

10. Cabo Verde 
Antiga colônia portuguesa, Cabo Verde é formado por dez ilhas no Atlântico, a 700 km do litoral do Senegal. O turismo no arquipélago é bastante recente, portanto, suas belas praias com temperaturas agradáveis ainda estão praticamente intocadas.

11. Mnemba Island, Tanzânia
Verdadeiro pedaço do paraíso na terra, Mnemba é uma pequena ilha coberta de árvores tropicais, com areias brancas, cercadas pelas águas do Oceano Índico. A ilha é particular e tem um lodge exclusivo, o Mnemba Island Lodge.

12. Koh Lipe, Tailândia
O litoral da Tailândia é conhecido por suas milhares de ilhas tropicais. Por isso, é um dos destinos preferidos de turistas do mundo inteiro que buscam garantia de sol e praia. A ilha de Koh Lipe é uma das mais bonitas do litoral tailandês, com tranquilidade sem igual em suas praias virgens no Mar de Andamão.

13. Yasawa, Fiji
No meio caminho entre a Polinésia Francesa e a Austrália, o arquipélago de Fiji é composto por mais de trezentas ilhas e ilhotas preservadas, com uma natureza abundante e lindas praias.  As Fiji são um destino especial para viagens românticas, escolhido por muitos casais em lua-de-mel.

14. Jeju, Coréia do Sul
Pérola tropical da Coréia do Sul, Jeju é conhecida como “Ilha dos Deuses”, pois possui muitas belezas naturais, entre florestas, cachoeiras, e magníficos pores-do-sol frente ao mar. O monte Halla, vulcão extinto de Jeju, serve de pano de fundo e embeleza ainda mais a paisagem.

15. São Vicente
Principal ilha do arquipélago de São Vicente e Granadinas, São Vicente é uma ilha vulcânica cujos 389 km² de superfície guardam praias, vegetação, montanhas e cachoeiras. As águas turquesas colaboram para criar um cartão postal perfeito.

16. Ilhas Perhentian, Malásia
O litoral da Malásia tem muitas ilhas maravilhosas, capazes de apaixonar qualquer turista. O arquipélago das Perhentian encontra-se entre as mais belas e tem Kecil e Besar como suas ilhas principais. Praias preservadas, águas limpas e numerosos corais e peixes coloridos fazem parte do visual paradisíaco dessas ilhas.

17. Ilhas Salomão
Pequeno território da Melanésia, composto por cerca de mil ilhas divididas em dois arquipélagos, as Ilhas Salomão fazem parte dos mais belos cartões-postais da Oceania.  Situadas ao leste de Papua Nova Guiné, elas possuem florestas tropicais, praias, e até barcos naufragados, o que torna o ponto um dos melhores locais do mundo para mergulhadores.

18. Ilhas Maldivas
Mais de 1.200 ilhas, 26 atóis e milhares de barreiras de coral nas águas do Oceano Índico formam a República das Maldivas, criando uma grande área onde cada pedacinho é um paraíso terrestre. Lagoas cristalinas, praias espetacularmente belas e intocadas e resorts de luxo fazem das Maldivas um destino perfeito.

19. Seychelles
Arquipélago de 115 ilhas de uma beleza pura e conservada nas águas do Oceano Índico, as Seychelles são um destino incomparável para aqueles em busca de tranquilidade em algumas das melhores praias do mundo. Cercadas por picos e montanhas, cobertas de vegetação, e de barreiras de coral, as praias encantam todos os seus visitantes.

20. Curaçao
Perto do litoral da Venezuela, no sul do Caribe, a ilha de Curaçao é um território das Antilhas Holandesas, de 444 km² formado por recifes de coral e com muito sol o ano inteiro. Pequenas praias escondidas com palmeiras e águas límpidas podem ser encontradas em todo o litoral da ilha.

21. Barbados
Situada no limite entre Caribe e Atlântico, a ilha de Barbados tem uma área de 430 km² de belezas a serem exploradas. A caverna de Harrison e as imperdíveis praias da ilha, como Mullins Beach, Church Point e Paynes Bay, completam o paraíso.

22. Taiti
Formada por cinco arquipélagos e um total de 118 ilhas e ilhotas, a Polinésia Francesa é sinônimo de praias fantásticas com águas translúcidas de temperaturas agradáveis, protegidas por barreiras de coral. Taiti, a maior dessas ilhas, é também o principal destino para turistas do mundo inteiro, especialmente europeus.

23. Dunk Island, Austrália
A 4 km do litoral nordeste da Austrália, a ilha de Dunk faz parte do Parque Nacional de Family Island, assim como da Grande Barreira de Coral. Além da beleza natural das paisagens, Dunk se destaca por sua rica fauna marinha, com tartarugas, arraias e peixes coloridos e muitos corais.

24. Tonga
Situado na Oceania, entre a Nova-Zelândia e o Havaí, o arquipélago de Tonga tem mais de 176 ilhas espalhadas por uma área de cerca de 700 mil km².  Afastadas do mundo, as ilhas mantêm uma rica cultura local, com ilhas totalmente preservadas e lindas praias e florestas tropicais.

25. Ilhas Whitesunday, Austrália
O arquipélago das Whitesunday é composto por 74 ilhas e ilhotas no coração da Grande Barreira de Coral, maior estrutura do mundo formada por organismos vivos. Praias desertas e perfeitas, lugares intocados para mergulhar em meio a peixes coloridos e muita natureza é o que espera os turistas que se aventuram nas ilhas.

26. Costa Rica
Pequeno país da América central, com o Pacífico de um lado e o Caribe do outro, a Costa Rica tem belas praias, muitos quilômetros quadrados de florestas tropicais e uma das maiores biodiversidades do planeta. A 530 km do litoral do lado Pacífico, a Ilha do Coco, usada para as filmagens de Jurassic Park, é um dos melhores destinos para a prática do mergulho.

27. Bocas del Toro, Panamá
Simpático arquipélago do Caribe panamenho, Bocas del Toro tem numerosas ilhotas preservadas, com muitos pontos para a prática de surfe, mergulho, ou simplesmente para relaxar na praia. Além de praias virgens, Bocas del Toro tem hotéis, bares e restaurantes em ilhas como Carenero ou Ilha Colón.

28. Bali, Indonésia
Bali é apenas uma das mais de 17 mil ilhas que formam o arquipélago da Indonésia. Mas apesar de ser uma das mais famosas do planeta, com décadas de desenvolvimento turístico, a ilha mantém sua beleza preservada, assim como a cultura tradicional local.

29. Maurícia
Pequeno país insular do Oceano Índico, vizinho de países como Madagascar e as Seychelles, Maurícia tem cenários paradisíacos, com ilhas vulcânicas e uma exuberância natural que se aprecia a cada momento. Mais de 90% do arquipélago é composto pelo território da ilha Maurícia (ou Maurício), principal ilha do arquipélago.

30. Jericoacoara, Brasil
Situada no litoral cearense, a 300 km de Fortaleza, a praia de Jericoacoara é uma das mais bonitas e românticas do nosso país. Belas dunas, lagoas cristalinas e um mar calmo formam parte das belas paisagens de “Jeri”, como é conhecida carinhosamente pelos frequentadores.

Andrés Bruzzone Comunicação