PUBLICIDADE

Santa Catarina: conheça as maravilhas naturais da Ilha da Magia

22 fev 2013 - 07h56
(atualizado às 08h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Apelidada de “Ilha da Magia”, Santa Catarina esconde um grande número de belezas naturais, com praias, lagoas e trilhas para relaxar e fazer esportes ao ar livre. Confira 10 atrações imperdíveis na ilha onde está situada Florianópolis, capital catarinense.  

Praia da Joaquina

Apelidada carinhosamente de “Joaca” a Praia da Joaquina é uma das mais badaladas das redondezas de Florianópolis. Situada no leste da ilha, a praia recebe surfistas, esportistas jogando vôlei e futebol, jovens em busca de diversão e famílias. Além de sua beleza, a praia tem dunas para praticar sandboard (prancha na areia) , além de uma boa infraestrutura, com barraquinhas de petiscos e drinques, bares, restaurantes, hotéis, estacionamento e escolas de surfe.

Lagoa da Conceição

<p>Praia da Galheta é ótima para naturistas</p>
Praia da Galheta é ótima para naturistas
Foto: Matías Proto

A Lagoa da Conceição reúne belezas naturais com diversão para todas as idades. Águas mornas e calmas para se banhar tranquilamente, praias de areia e esportes como windsurfe, kitesurfe, caiaque e jet-ski e trilhas  fazem parte das opções para curtir durante o dia. Após o pôr-do-sol, o bairro da lagoa tem oferta de lojas de artesanato, restaurantes, bares e boates espalhados em áreas como Canto da Lagoa, Canto dos Araças, o Centrinho e a Avenida das Rendeiras. 

Praia da Galheta

Acessível após trilhas de baixo grau de dificuldade que se iniciam na Praia Mole ou no canal da Barra da Lagoa, a 15 km do centro de Florianópolis, a Praia da Galheta é preservada, conhecida por ser frequentada por naturistas. A nudez, no entanto, não é obrigatória, e todo tipo de público pode curtir a beleza da praia, que conta com areias brancas e águas cristalinas.

Praia Brava

Situada no extremo norte da ilha, entre a praia da Lagoinha e a praia dos Ingleses, a praia Brava é uma das mais lindas da região. Apesar de sua beleza, a praia de 1, 5 km de extensão tem águas agitadas, pouco recomendadas para banhistas, mas com ondas que atraem surfistas amadores e profissionais vindos do Brasil inteiro. O local conta com uma boa infraestrutura, com opções de hospedagem, além de bares e restaurantes.

Jurerê

A praia de Jurerê se transformou num dos pontos mais badalados e descolados do litoral brasileiro. Com 3 km de areias brancas e águas calmas e esverdeadas, Jurerê abriga o luxuoso loteamento residencial de Jurerê Internacional, com baladas que atraem jovens em busca de agito, além de shoppings, restaurantes e opções para curtir em família.

Ilha do Campeche

Cercada de águas cristalinas, ao largo da Ilha de Santa Catarina, a Ilha do Campeche reúne belezas naturais com interesses históricos. Belas praias com piscinas naturais, trilhas em meio a uma densa mata-atlântica e mais de 150 desenhos rupestres espalhados em 21 sítios arqueológicos encantam os visitantes que fazem o trajeto de barco desde a Praia da Armação.

Lagoinha do Leste

A praia de Lagoinha do Leste é uma das mais incríveis de toda a ilha de Santa Catarina. O acesso só pode ser feito através de duas trilhas: a partir da praia da Armação, o percurso pode durar de duas a três horas, e pelo Pântano do do Sul, a duração do caminho é de cerca de uma hora, mas o esforço físico é maior, em terrenos íngremes em meio a mata e pedras. Ao chegar, todo o sacrifício vale a pena ao encontrar uma  praia estonteante de mais de 1 km, com areias brancas e uma tranquila lagoa de água doce em meio à paradisíaca natureza intocada.

Pântano do Sul

Tradicional colônia de pescadores do sudeste da Ilha de Santa Catarina, a 31 km do centro de Florianópolis, a praia do Pântano do Sul tem mais de 2 km de extensão com areias finas e águas límpidas mas, às vezes, agitadas. A praia tem ótimos restaurantes especializados em frutos do mar recém-pescados e trazidos pelos barcos de pescadores.

Praia do Campeche

Localizada entre a Joaquina e o Morro das Pedras, no leste da ilha, a Praia do Campeche tem uma extensão de 3,5 km. Com ondas fortes, a praia tem uma faixa de areia larga com formações de dunas e muito espaço para deitar e aproveitar o sol do verão.

Praia do Sambaqui

Praia de pouco mais de 1 km no norte da ilha, a Praia de Sambaqui é um vilarejo de pescadores com águas calmas por sua localização no canal com o continente. Situada a 17 km do centro de Florianópolis, Sambaqui tem ótimos restaurantes de frutos do mar, elaborados com ingredientes frescos.

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade