Praia
 
 

Vida e Estilo » Turismo » Turismo

 Veja 10 praias lindíssimas para um Réveillon inesquecível

A Praia Ulong Chanel, na ilha Palua, fica na belíssima região da micronésia. Foto: Jenny Wang/Flickr/Divulgação

A Praia Ulong Chanel, na ilha Palua, fica na belíssima região da micronésia
Foto: Jenny Wang/Flickr/Divulgação

Poucos destinos são tão procurados na semana do Réveillon como as praias. No hemisfério sul, auge do verão, o sol, o mar e as festas que estão inevitavelmente associadas ao litoral são atrativos quase irresistíveis para comemorar a entrada do novo ano.

» Veja fotos
» Siga o Vida e Estilo no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia

Selecionamos algumas praias paradisíacas para começar 2011 com boas vibrações. Há destinos badalados para quem quer agitos, festas e fogos, como Porto da Barra, em Salvador, e lugares selvagens como a Whitehaven, na Austrália, para quem busca um contato intenso com a natureza.

Também aparecem na lista algumas que não fazem parte dos destinos mais comuns, mas que podem proporcionar um Ano-Novo inesquecível, como a Praia da Costa, no Espírito Santo (Estado cujo litoral é injustamente colocado em segundo plano) e o Parque Nacional Tayrona, na Colômbia, também vítima de injustiças turísticas. Seja qual for sua escolha, não deixe de pular as sete ondas na hora da virada. Pode ser superstição, mas vai que funcione...

De cara, um destino brasileiro manjado, mas nem por isso menos belo: Ipanema, no Rio de Janeiro. Mundialmente conhecida pela música 'Garota de Ipanema', de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, a praia é uma das mais badaladas do Rio e tem a fama de lançar moda e movimentos culturais. Antiga vila de pescadores e berço cultural da cidade, Ipanema significa "água perigosa" em tupi-guarani; etimologia à parte, o mar é ótimo para de surf e bodyboarding. Na areia, frescobol e futevôlei estão entre as práticas mais comuns. Além, é claro, da paquera.

Agora, algo menos conhecido. Localizada em Vilha Velha, a 5km da capital Vitória, a Praia da Costa, no Espírito Santo, é do que são feitos os Réveillons memoráveis. Além do mar azul e da areia amarelada que fazem dela uma das melhores praias do Estado, ainda tem uma excelente rede hoteleira e estrutura para receber turistas. Há um belo calçadão com ciclovia, restaurantes chiques com pratos típicos e quiosques à beira-mar, ideais para tomar uma cerveja ou água de coco e comer uns petiscos no final da tarde. Na noite da virada, a praia costuma ser uma das mais agitadas da cidade, com shows pirotécnicos e atrações musicais. Não deixe de apreciar a vista do morro do Moreno, área de preservação ambiental de onde é possível saltar de parapente.

Em Salvador, na Bahia, fica Porto da Barra, praia ideal para nadar pela manhã ou tomar aquela cerveja gelada no final da tarde. Também vale para rechear o álbum de fotos de cenários arquitetônicos. Localizada bem na entrada da magnífica Baía de Todos os Santos, a praia tem uma pequena fortaleza branca em estilo colonial em uma extremidade e uma igreja edificada sobre um monte na outra.

Se a pegada for mais contato com a natureza, vale considerar uma virada de ano na Praia do Leão, em Fernando de Noronha. Fica ali a principal área de desova de tartarugas marinhas no arquipélago, além de ser a maior praia em extensão da região. A água quentinha, as piscinas naturais e os esguichos que se assemelham a gêiseres são algumas das particularidades que fazem dessa uma das praias mais apreciadas do local.

E não há nada de bravo aqui, nem mesmo o mar: o lugar só recebeu esse nome devido ao enorme rochedo que se assemelha a um leão deitado e parece proteger a praia.

Destinos internacionais

Há dezenas de candidatas para o título de melhor praia da Austrália, mas Whitehaven, em Queensland, é uma das favoritas a cartão postal do país. Imagine-se caminhando pela sua areia de sílica branca e fina, rodeada pela água morna azul claro, com a floresta tropical ao fundo, além das diversas ilhas espalhadas a sua volta. Ao chegar, aconchegue-se à sombra das árvores e sinta o prazer de ter um pedaço desabitado do paraíso só para si.

Se o que você procura no Réveillon é tranquilidade, a Ilha de Zanzibar, a joia da costa leste africana, na Tanzânia, é o lugar perfeito. Com seu comércio de especiarias, a antiga e labiríntica cidade de pedra é cercada de 30 praias, quase todas lindas de morrer. E uma das melhores é Nungwi, que fica perto da ponta norte da ilha. O litoral tem uma inclinação que permite que a água cor de safira, a areia branca e o acúmulo de corais se abram em um mar calmo, que é o habitat de milhares de animais marinhos. Quem já caminhou pelas praias do sul do Quênia e do norte da Tanzânia sabe que a areia é um pó tão branco e fino que chega a ranger entre os dedos do pé.

Na pouco conhecida região da Micronésia, fica escondido um tesouro: a Praia Ulong Chanel, na ilha Palua. De areia branca e o fundo do mar visível mesmo a muitos metros de distância da areia, passa a impressão de ser um pedaço do paraíso. E tem coisa melhor do que entrar em 2011 em um local assim? A ilhota é um dos melhores lugares para se mergulhar na Micronésia, com uma imensa variedade de peixes no local. Não deixe de apreciar a vista das diversas ilhas em formato de cogumelo que a rodeiam.

Caso você queira algo mais intimista, as Ilhas Palawan, nas Filipinas, podem ser uma boa. O arquipélago tem praias inconcebivelmente exóticas e tipicamente tropicais. São ilhas calcárias irregulares com rios subterrâneos, enseadas rochosas, mata virgem e areia tão branca que parece açúcar. Honda Bay, que inclui várias ilhotas, como Cannon, Ilha do Bastão e Ilha Starfish, é uma das praias mais populares. Um passatempo em Palawan é tentar encontrar sua própria praia deserta para aproveitar a virada.

Já os espíritos mais aventureiros talvez queiram se imaginar pulando sete ondas no Parque Nacional Tayrona, na Colômbia. Se você espera encontrar por lá uma praia ao clássico estilo caribenho, com areia branca e águas azuis muito calmas, cabanas para turistas, terá uma surpresa ao chegar em Tayrona e ser recebido pelo mar bravio, que quebra nas rochas do tamanho de casas espalhadas ao longo da praia semideserta. Nos últimos dez anos ela tem se tornado cada vez mais popular, mas graças a seu status de parque nacional, há seguranças para assegurar a preservação do local. A praia é isolada e o local é ideal para quem busca sossego - mas sempre pode rolar um agito nos campings que a rodeiam.

Se nada disso pareceu suficientemente exótico, vá a Arambol, no controverso Estado de Goa, na Índia. Para alguns, é o santo graal do hedonismo hippie. Para outros, representa os piores excessos do turismo moderno. Arambol, praia ao norte do Estado, tem um clima riponga, mas a faixa de areia é tão espetacular e arrebatadoramente bonita que conquista até o mais cínico dos viajantes. A praia é tão grande que é fácil encontrar seu cantinho privado na areia e curtir tranquilamente seu Réveillon.

Especial para Terra