Vida e Estilo » Turismo » Brasil » Sudeste do Brasil » Sudeste do Brasil

 Pontos turísticos do Guarujá

Aquário Acqua Mundo
É o maior da América do Sul, mantido na praia da Enseada. Em alta temporada, funciona diariamente das 10h às 22h. Para visitação, são cobrados R$ 20 de adultos e R$ 10 de crianças de 2 a 12 anos, aposentados, estudantes e maiores de 60 anos. Há preços promocionais para famílias e grupos com mais de 10 pessoas.

Fortaleza de Itapema
Construída no século XVI para defender o porto da Vila de Santos, está localizada a poucos metros da estação das barcas do distrito de Vicente de Carvalho.

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande
A fortificação se localiza entre as praias do Góes e de Santa Cruz dos Navegantes. Foi erguida em 1584, durante a unificação dos governos português e espanhol. Recentemente, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Universidade Católica de Santos (Unisantos) firmaram parceria que restaurou o local.

Forte dos Andradas
O complexo bélico está situado no morro do Monduba, na costa voltada para o mar, na praia do Guaiúba, em extensa área de preservação ambiental da Mata Atlântica. Projetado em 1934, foi o último do tipo a ser construído no Brasil.

Maria Fumaça
Trata-se do Pavilhão da Casa do Trem, situado na esquina entre as avenidas Leomil e Puglise. No local, próximo ao monumento que guarda o carro funerário de Santos Dumont, está o trem que operou durante anos em Guarujá.

Praia da Enseada
Separada de Pitangueiras pelo Morro do Maluf, é a mais extensa das praias do município, com 5.650 metros. Sua costa não possui grandes edifícios, devido à lei de zoneamento da cidade. Mas é nela em que se promovem eventos esportivos patrocinados por empresas, já que reúne muitos hotéis e restaurantes.

Praia das Pitangueiras
Com 1.800 m de extensão, é a praia central do Guarujá e a mais disputada pelos banhistas em alta temporada. Nela ocorreu o desenvolvimento inicial da ilha de Santo Amaro. No calçadão, encontram-se restaurantes, bares, feiras de artesanato e o shopping La Plage.

Praia do Góes
Trata-se de uma pequena ilha com águas mansas e piso coberto por conchas. Por ser de difícil acesso, é mais preservada. Por trilha, é possível chegar de lá a praias desertas, como a do Congava ou Sangava.

Praia do Perequê
É conhecida pelos restaurantes com cardápios com grande variedade de pratos à base de frutos do mar. É um reduto de pescadores.

Praia do Pernambuco
Outra praia bastante freqüentada, com características distintas. Do lado maior, ondas fortes; do outro, águas calmas.

Praia do Tombo
Com 860 m de extensão, mar forte, fundo e perigoso, destaca-se por ser o berço do surfe paulista. Segundo lendas da região, as águas se revoltaram porque escravos eram aprisionados em grutas existentes nas encostas dos morros.

» Guarujá é destino certo em dias de calor
» Festas tradicionais
» Histórico
» Informações úteis
» Restaurantes

Especial para Terra