PUBLICIDADE

Kaká transforma estádio de Orlando em atração turística

Mesmo longe do auge, meia brasileiro atrai público para as partidas de time local, que criou departamento para receber visitantes de fora

21 jan 2016 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Se aventurar por montanhas-russas radicais, passear pelo Castelo da Cinderela, embarcar no navio de Piratas do Caribe e... assistir a um jogo de futebol. Isso mesmo! Desde que Kaká foi apresentado pelo Orlando City, no início do ano passado, o clube passou a concorrer com as tradicionais atrações de lazer oferecidas pela cidade localizada no estado da Flórida. Hoje, ir ao estádio está entre os programas escolhidos pelas famílias que visitam Orlando.

Presença do craque brasileiro fez com que equipe tivesse a segunda maior média de público da MLS, com mais de 32 torcedores por partida
Presença do craque brasileiro fez com que equipe tivesse a segunda maior média de público da MLS, com mais de 32 torcedores por partida
Foto: Alex Menendez / Getty Images

O time foi formado em 2010, mas só em 2015 começou a disputar a Major League Soccer (MLS), principal divisão de futebol de Estados Unidos e Canadá. Para marcar sua temporada de estreia, os Lions, como é conhecida a equipe, contrataram o meia brasileiro,  que foi considerado o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2007.

Mesmo longe do auge da carreira, Kaká ainda conserva prestígio e carisma que extrapolam as quatro linhas. A contratação do atleta pelo time de Orlando tornou-se um estratégico chamariz. Graças ao enorme sucesso do jogador, especialmente entre torcedores brasileiros, o clube criou o primeiro Departamento de Turismo da história da MLS. O órgão tem como objetivo facilitar o acesso de visitantes do mundo todo aos jogos dos Lions e já firmou acordo com algumas agências de viagens do Brasil.

Assim, além de encontrar ingressos para os parques da Disney, estas companhias também oferecem bilhetes para jogos do Orlando City. Além disso, também é possível adquirir entradas em hotéis, restaurantes e pontos turísticos da cidade.

Graças ao sucesso de público, o clube criou um Departamento de Turismo exclusivamente para facilitar a ida de brasileiros e outros estrangeiros às partidas
Graças ao sucesso de público, o clube criou um Departamento de Turismo exclusivamente para facilitar a ida de brasileiros e outros estrangeiros às partidas
Foto: Alex Menendez / Getty Images

Golaço

Na apresentação de Kaká ao novo time, mais de 11 mil pessoas compareceram à região central da cidade para dar as boas-vindas ao craque. A partida que marcou a estreia dele levou 62,5 mil torcedores de 27 diferentes nacionalidades ao estádio Citrus Bowl. O número quebrou o recorde de espectadores para uma partida de futebol na arena, que foi palco de cinco jogos na Copa do Mundo de 1994.

Dentro de campo, o Orlando City teve um desempenho razoável na temporada, com 12 vitórias, oito empates e 14 derrotas em 2015. Os resultados renderam apenas a sétima melhor campanha entre os dez times que disputam a Conferência Leste, e deixaram o time de fora dos playoffs.

Apesar disso, o apelo de Kaká junto ao público se manteve firme, fazendo com que a agremiação tivesse a segunda maior média de público da MLS, com 32.847 espectadores por partida. Para ter uma ideia, se o time disputasse o Brasileirão, ficaria atrás apenas do  Corinthians, atual campeão, cuja média foi de 34.149 torcedores por jogo.

Em 2016, o Orlando City deve deixar de mandar seus jogos no Citrus Bowl e ganhará um estádio próprio. Orçada em US$ 156 milhões, a futura arena dos Lions terá capacidade de receber 25,5 mil pessoas, entre elas,  certamente, turistas ávidos para ver o ídolo de perto.

Fonte: Passo Avanti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade