PUBLICIDADE

Jornal chinês presenteia 3 leitores com visita à ilha em disputa com o Vietnã

13 abr 2016 - 10h54
Compartilhar
Exibir comentários

Vários jornalistas do jornal do Exército de Libertação Popular chinês e três leitores que ganharam um concurso dessa publicação visitaram uma das ilhas do Mar da China Meridional que o regime comunista disputa com o Vietnã, informa nesta quarta-feira essa publicação.

Segundo o microblog oficial do jornal, os repórteres e leitores viajaram na terça-feira em uma embarcação de apoio à ilha Woody (chamada Yongxing pela China), uma das mais importantes do arquipélago Paracel (Xisha em mandarim).

O site do jornal militar promoveu o tour para conhecer o arquipélago, onde agora há um destacamento militar chinês, mas é pouco frequente que haja civis, apesar de Pequim expressar seu interesse de explorar turisticamente essas ilhas tropicais.

O tour inclui outras zonas disputadas das Paracel, como as ilhas Rocket e Shenhang.

A China tomou o controle das Paracel em 1974, após vencer em uma batalha naval contra o então denominado Vietnã do Sul, mas o arquipélago, formado por cerca de 40 ilhas, é reclamado especialmente pelo governo do atual Vietnã.

O conflito das Paracel se remonta a essa década, mas se recrudesceu nos últimos anos, coincidindo com um maior envolvimento dos Estados Unidos nessa disputa e ao fato de que no mesmo mar há uma disputa entre China e países vizinhos pelo arquipélago Spratly.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade