Internacional

publicidade

Veja lista das 30 melhores ilhas do mundo

A pequena ilha de praias de areia branca, Boracay, fica a dez minutos de ferryboat de Caticlan, a uma hora de voo de Manila.
Foto: Fotoseeker / Divulgação
 

Uma ilha é o destino perfeito para fugir da rotina, das obrigações e preocupações. E há ilhas para todas as preferências. Com belas praias, águas cristalinas e natureza perfeita, ilhas do Caribe, do Pacífico e do Índico chamam os amantes do sol e do "relax". Há também aquelas que são verdadeiros museus de história ao ar livre: Capri, Sicília e as ilhas gregas são alguns exemplos. A Travel & Leisure elegeu as 30 melhores ilhas do mundo, para que você escolha a que é a sua cara e aproveite muito.

Santorini, Grécia
Uma das erupções vulcânicas mais longas da história deu a Santorini, a 200 km do sudeste da Grécia continental, características únicas. Na ilha, tudo é mais brilhante: as casinhas brancas, o mar azul e o pôr do sol que ilumina o que o vulcão deixou.

Bali, Indonésia
Bali é uma das mais de 17 mil ilhas do arquipélago indonésio nas águas cálidas do oceano Índico. E o melhor é que, apesar de décadas de desenvolvimento turístico, a ilha se mantém preservada, com beleza incomparável e cultura riquíssima: arte, arquitetura, cozinha e medicina locais tradicionais surpreendem.

Cape Breton, Canadá
Os aventureiros que chegam à ilha de Cape Breton, na província canadense de Nova Escócia, na ponta leste do país, ficam fascinados pela beleza selvagem das paisagens, com praias, falésias, florestas e faróis. A mistura de influências (escocesa, africana, irlandesa) cria um ambiente diferente, com noites de músicas variadas.

Boracay, Filipinas
Enquanto muitas ilhas asiáticas como Koh Samui ou Phuket ficam lotadas de turistas, Boracay, nas Filipinas, permanece como um destino relativamente preservado. A pequena ilha de praias de areia branca fica a dez minutos de ferryboat de Caticlan, a uma hora de voo de Manila.

Grande Barreira de Corais, Austrália
Ao largo do nordeste da Austrália, uma das maiores maravilhas da natureza atrai turistas do mundo inteiro: a Grande Barreira de Corais australiana, uma área espetacular com águas cristalinas que albergam uma vida marinha impressionante, com baleias, tartarugas e centenas de outras espécies. Fora da água, a região tem hotéis e resorts com vista para suas belas praias.

Sicília, Itália
A Sicília é um festival de história e, ainda, garante mais de 300 dias de sol por ano. As paisagens são surpreendentes e a culinária, deliciosa. A ilha, um dos destinos mais badalados e vibrantes da Itália, tem desde pequenos albergues até resorts luxuosos. Destaque especial merecem os vinhos da região.

Big Island, Havaí
É a maior das ilhas do arquipélago havaiano, com mais de 10 mil km². É composta, em boa parte, de rochas vulcânicas ¿ resultado do ativo vulcão Kilauea. Longe da urbanização de Honolulu, Big Island preserva a cultura rural, com fazendeiros, mercados, florestas tropicais e praias de areia branca. Nela, é possível conhecer um Havaí diferente do agito das praias mais turísticas de Maui e Oahu.

Kauai, Havaí
Algumas das paisagens mais bonitas de todo o Havaí podem ser encontradas na ilha de Kauai, que é conhecida também como Garden Island (iIha do jardim, em tradução livre), por sua vegetação frondosa. Na baía de Hanaleia, cachoeiras caem sobre o mar a partir das falésias, dando à praia, de mais de 3 km de extensão, um charme especial. O local é preferido por muitos velejadores.

Maui, Havaí
Maui é a mais radiante e glamourosa das ilhas havaianas. Desde os anos 60, o local atrai visitantes do mundo inteiro: surfistas atrás da onda perfeita, milionários ávidos por exotismo, hippies em busca de energias curativas ou gente que quer simplesmente curtir o que o mundo oferece de melhor. Detalhe: a ilha atende todo mundo: tem desde spas e resorts de luxo a alojamentos mais simples para orçamentos menores. No mês de junho, o festival de cinema de Maui é (mais) uma boa desculpa para visitar essa bela ilha.

Galápagos, Equador
As ilhas Galápagos, a 1.000 km do litoral continental do Equador, atraem viajantes que desejam seguir os passos de Charles Darwin e avistar inúmeros animais como iguanas marinhas, golfinhos e tartarugas gigantes. Cruzeiros de 15 dias com diferentes itinerários percorrem várias das 40 ilhas do arquipélago, passando por pontos como a ilha de Mosquera, grande reserva de leões-marinhos.

Capri, Itália
No litoral da Baía de Nápoles, a ilha de Capri é uma das mais charmosas do Mediterrâneo e da Europa inteira. Oferece luxo, com lojas de designers famosos, mas também prazeres simples, como passear por seus penhascos e beber uma taça de vinho olhando para o mar. Perfeita para um casal romântico.

Vancouver Island, Canadá
A cidade de Vancouver oferece uma combinação de prazeres urbanos e beleza natural. Além disso, fica a um pulo da grande ilha de Vancouver e tem mais de 30 mil km², um litoral selvagem e diversos parques nacionais, pelos quais passa anualmente a migração de baleias-cinzentas.

Maiorca, Espanha
Maiorca é um destino frequente das férias da família real espanhola, mas também de cerca de 8 milhões de plebeus a cada ano. De fato, a ilha é uma das preferidas de turistas da Europa inteira, que apreciam sua proximidade do continente, suas belas praias e sua diversidade de hotéis.

Moorea, Polinésia Francesa
Com montanhas verdes, praias de areia branca e bangalôs à beira do mar, esta ilha da Polinésia Francesa merece ser considerada um verdadeiro paraíso. Vizinha da mais movimentada Taiti, Moorea oferece tranquilidade e muita mordomia nos seus resorts exclusivos. O local é ótimo para mergulho e, nele, também é possível montar a cavalo por trilhas com vistas impressionantes.

Mykonos, Grécia
As ilhas gregas têm um charme único, mas nenhuma delas tem a beleza de Mykonos, no norte das Cíclades. Mykonos tem igrejas brancas, praias para aproveitar durante o dia, e muitas baladas para agitar durante a noite inteira. Entre o banho de sol e o agito, um pôr do sol magnífico avisa que está na hora de começar a se preparar para a noite.

Bora Bora, Polinésia Francesa
Ao noroeste de Moorea, a ilha de Bora Bora se destaca por seus dois picos vulcânicos e sua lagoa envolta por uma barreira de coral, espetacular para mergulho e snorkeling. Trinta anos atrás, foram feitos os primeiros resorts over-the-water (sobre a água) que hoje são característicos do local: neles, você dorme, literalmente por cima do mar, em construções sobre palafitas.

Fiji
Uma coleção de centenas de ilhas, o arquipélago de Fiji marca uma divisória entre a Polinésia e a Melanésia, a meio caminho entre o Taiti e a Austrália. A recompensa para a longa viagem para chegar ao país é se encontrar em um dos lugares mais preservados e exclusivos do planeta, com uma natureza abundante e praias desertas.

Ilhas Cook
As Ilhas Cook são um arquipélago do Pacífico situado a 2700 quilômetros da Nova Zelândia, ao sul do Havaí e entre Taiti e as Fiji. Com opções mais em conta, acaba sendo uma boa alternativa aos preços elevados de vizinhos como Taiti e Bora Bora. São 15 ilhas com praias de água cristalina e areias brancas e belas ilhotas por perto.

Ambergris Cay, Belize
Ambergris Cay, maior ilha de Belize, atrai viajantes em busca de um dos melhores spots do mundo para mergulho, a Barreira de Coral do Belize. Apesar do turismo, a ilha está muito preservada, e a maioria do tráfego de San Pedro, a única cidade, fica por conta de bicicletas e quadriciclos.

Nantucket, Massachusetts
Nantucket é uma ilha tradicional do nordeste dos Estados Unidos, com hotéis clássicos, restaurantes de frente para o mar e casas preservadas. Terra dos caçadores de baleias, a ilha foi mencionada por Herman Melville no seu famoso livro Moby Dick, mas hoje é mais conhecida por abrigar as residências de verão de celebridades e políticos americanos. Os melhores meses para visitar Nantucket com clima bom e preços baixos são abril e maio, quando começa a temporada.

Oahu, Havaí
Oahu e sua capital Honolulu costumam ser a porta de entrada para o paraíso havaiano. A 5h30 de voo a partir de Los Angeles, Oahu é ideal para uma viagem a dois, em família ou, claro, para surfar em seu belo litoral, tanto para surfistas inexperientes quanto para os acostumados a pegar ondas de respeito. A temporada que tem as melhores ondas vai de outubro a março, e o melhor ponto para encontrá-las é o litoral norte da ilha.

Ko Samui, Tailândia
Cerca de um milhão de pessoas visitam a ilha de Ko Samui a cada ano. Afinal, o local é mesmo uma beleza, com uma floresta tropical abundante e grandes praias de areia fina e branca - que que justificam ser conhecida como a "pérola do Mar da China". Os resorts de Ko Samui, como o Banyan Tree, o W Rettreat e o Four Seasons, estão entre os melhores da Ásia.

Cuba
Cuba é uma ilha mítica e especial, marcada por sua história, seu ambiente, arquitetura e até seus carros. Tudo isso faz você se sentir em uma viagem no tempo. Além de se divertir na capital Havana, bebendo rum e fumando os melhores charutos do mundo, você também pode aproveitar as belezas naturais, com muitos quilômetros de praias e parques nacionais.

Raiatea, Polinésia Francesa
Encravada entre Taiti e Bora Bora, esta ilha menor e menos conhecida é cercada por um anel de recifes de coral, e é uma joia escondida da Polinésia Francesa. Além de sua beleza, Raiatea se destaca por seus alojamentos acessíveis para orçamentos mais baixos, diferente de outras ilhas do arquipélago.

Ilhas Ábaco, Bahamas
Com águas supercalmas e clima bom durante o ano inteiro, o arquipélago das Ilhas Ábaco, nas Bahamas, é considerado como um dos melhores lugares do mundo para velejar. Mesmo aqueles que preferem ficar em terra firme podem curtir suas belas praias e seu ambiente tranquilo.

Ilhas San Juan, Estados Unidos
O estado americano de Washington, no noroeste do país, conta com um dos locais mais selvagens e bonitos do país. O ponto de partida é a cidade de Seattle, de onde você pode pegar ferryboats para algumas das principais ilhas, como Orcas, San Juan, Lopez e Shaw. Nelas há magníficas trilhas e baías para passear de caiaque e avistar animais marinhos, como orcas e leões marinhos.

Phuket, Tailândia
Sete anos se passaram desde o devastador tsunami que atingiu o litoral da Tailândia. Hoje, Phuket, um dos destinos que mais sofreu, se reergueu e recebe turistas que querem relaxar em suas belas praias, como Mai Khao e Hat Nai Harn. Além de curtir o litoral, também é possível passear em parques como o Parque Nacional de Sirinat e andar de elefante pelas colinas da ilha.

Ilhas Canárias, Espanha
As Ilhas Canárias fazem parte da Espanha, mas ficam na costa da África. Suas praias lotam de turistas durante os meses do inverno europeu. Portanto, o melhor momento para curtir a areia com mais espaço e tranquilidade é de março a outubro. A ilha de Tenerife, maior das Ilhas Canárias, é a porta de entrada para esse arquipélago surpreendente.

Rodes, Grécia
Rodes combina ruínas antigas com um ambiente agitado, com cafés e restaurantes badalados. Fora da cidade, que leva o mesmo nome da ilha, o destino é reconhecido por seus vilarejos tradicionais, como o de Lindos. Acrescente um sol brilhante, algumas das praias mais bonitas da Grécia e uma grande mistura de culturas e heranças: você terá o melhor do Mediterrâneo em apenas uma ilha.

Corfu, Grécia
Esta ilha grega do mar Jônico, perto da fronteira entre a Grécia e a Albânia, é bem diferente de suas irmãs mais conhecidas, como Mikonos e Santorini. Corfu já foi invadida por romanos, ingleses e turcos, desejando se apropriar desta pérola -e de sua produção de vinhos e azeites excelentes. As paisagens são de uma beleza rara, com colinas verdes que se encontram com as águas límpidas do mar, formando belas baías com praias protegidas dos ventos. A ilha pode ser dividida en três partes: o norte, montanhoso, o centro com colinas, e o sul com planícies. O ponte culminante da ilha, no norte de Corfu, é o Monte Pantokrator com 906 metros.

Divulgação